Case Saboaria

Resumo

O projeto consistiu em um Estudo Bibliográfico e um Estudo Legislativo para que a Saboaria Ecológica Age Bem pudesse lançar seus produtos no mercado com confiança e de acordo com todas as legislações.  

O Cliente

O Instituto Pensar Saúde de Brasília tem como objetivo ressignificar a vida de pessoas socialmente vulneráveis por meio da educação com sustentabilidade humana, ambiental e financeira. Com essa missão, a CSTQ Jr. foi procurada para iniciar o empreendimento de sabão artesanal de uma das participantes do Instituto.

O Problema

A cliente buscava profissionalizar sua produção caseira de sabão e lançar sua marca no mercado. A fim de alcançar seus objetivos, a Saboaria Ecológica Age Bem precisaria diagnosticar possíveis melhorias em suas receitas. Com o intuito de se certificar que seus produtos teriam qualidade satisfatória. Era também uma vontade da cliente ofertar outros produtos, então foi inserida no Estudo Bibliográfico uma pesquisa sobre a produção de água sanitária e sabonete para banho.

Além disso, era necessário um Estudo Legislativo para garantir o cumprimento de todas as normas e o registro correto de cada um dos produtos. Uma vez que a cliente desejava vender sabonete também, seria crucial analisar as legislações para cosméticos já que os produtos utilizados na pele estão nessa categoria. Além de estudar normas para saneantes que abordam as outras ofertas da Saboaria. 

A Solução

Um serviço do tópico de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Produtos, o projeto foi dividido em duas entregas: 

  • Estudo Bibliográfico: na primeira etapa foram realizadas pesquisas acerca das teorias na produção de sabão, sabonete e água sanitária. Com o propósito de buscar as receitas e os equipamentos que mais se encaixassem na realidade da cliente e que oferecessem os melhores resultados para a venda.
  • Estudo Legislativo: a segunda etapa foi focada em compreender as legislações e explicar de forma sucinta para a cliente quais parâmetros precisavam ser seguidos, as documentações necessárias e os passos para registrar os produtos lançados. Além disso, foi adicionada à segunda entrega uma sugestão para disposição dos equipamentos e para a organização do espaço de trabalho da Saboaria.

Resultados

Por fim, as duas entregas intermediárias foram compiladas em um documento contendo todas as informações teóricas. Para que, dessa forma, a Saboaria passe a produzir sabão, sabonete e água sanitária de alta qualidade com os reagentes e equipamentos adequados. Além disso, o documento contém os passos para o registro de cada um dos produtos a serem comercializados e os parâmetros de segurança a serem cumpridos.

Lições Aprendidas

A CSTQ Jr. considera extremamente importante que todos os envolvidos no projeto tenham facilidade para entender as informações passadas no documento. Portanto, no projeto da Saboaria, foi uma preocupação principal trabalhar e facilitar os termos técnicos e os detalhes das reações de saponificação, assim como a parte burocrática, para garantir o entendimento da cliente.

Além disso, foram realizadas diversas pesquisas para apresentar à cliente mais de uma possibilidade de equipamento que suprisse suas necessidades profissional e economicamente. Dessa forma, a decisão de qual adquirir pode ser tomada com todos os conhecimentos acerca de cada utensílio, 

Postagens Relacionadas

Categorias de Artigos:

Artigos Recentes:

Nossas Redes Sociais: