A Importância de Adequar seu Negócio às Tendências Ecológicas

O mercado consumidor está em constante crescimento e junto dele nasce a preocupação com o futuro do meio ambiente. Por isso, é importante que as empresas estejam alinhadas às crescentes tendências ecológicas, como uma forma de obter integração entre o desenvolvimento do seu negócio e o meio ambiente.  Por isso, cria-se um momento propício ao surgimento de negócios ecológicos, visto que os consumidores têm se mostrado cada vez mais preocupados com temas ambientais.

Consumidores mais atentos a questões ambientais  

A preocupação com a preservação do meio ambiente na hora das compras tem se tornado frequente entre os consumidores. Tendo em vista que, em uma média global, cerca de 50% das pessoas afirmam ter preocupação ecológica em suas decisões de compra, de acordo com Global Consumer Insights Pulse Survey, em uma pesquisa da PwC que investiga os hábitos de consumo.  

Ademais, estes indivíduos se mostram cada vez mais exigentes na escolha não somente dos produtos e serviços buscados, mas também em relação às empresas fornecedoras. Diante disso, é incontestável o engajamento que os consumidores têm tido quando o assunto é preservação ambiental, adotando comportamentos mais assertivos no uso de algum produto e também da marca, escolhendo negócios ecológicos e mais sustentáveis.

Mercado de produtos ecológicos  

Um estudo sobre o crescimento do consumo sustentável conduzido pelo Mercado Livre, uma das maiores empresas de tecnologia para e-commerce, indicou um significativo crescimento em buscas e compras online de produtos de seções mais sustentáveis. No período entre junho de 2019 a maio de 2020, cerca de 2,5 milhões de usuários, em toda a América Latina, compraram produtos com propostas mais ecológicas. Somente no Brasil, foram aproximadamente 1,4 milhões de consumidores. 

A procura por produtos sustentáveis ganhou ainda mais destaque com o cenário imposto pelo Coronavírus. Assim, confirmando a consolidação de uma onda verde que alavancou uma consciência ambiental nos consumidores desde que foi instaurada a crise sanitária. Assim, fazendo os consumidores optarem por negócios mais ecológicos na hora das compras.

Responsabilidade ambiental 

Portanto, a responsabilidade ambiental de uma empresa abrange a forma como ela interage com o meio ambiente, e todos os processos produtivos relacionados a ela. Dessa forma, a responsabilidade trata-se de um compromisso que se assume para mudanças de atitudes com foco na preservação ambiental. 

Dessa maneira, medidas podem ser colocadas em prática como forma de diminuir futuros impactos ambientais e fomentar uma postura de um negócio ecológico e mais responsável. Assim, tem-se as seguintes ações:

Administração de resíduos 
  • Mapeamento de resíduos: com o mapeamento é possível saber quais fontes desperdiçam matéria-prima, qual a melhor forma de deliberar sobre os resíduos gerados e quais são as opções para a sua redução. 
  • Caracterização do resíduo: ter conhecimento do tipo de material gerado é necessário para dar a destinação final adequada. 
  • Reciclagem: consiste no reaproveitamento do resíduo que não serve mais para o processo. A reciclagem pode ser uma medida vantajosa para o negócio, visto que a tecnologia tem permitido que vários materiais possam ser agora reciclados e assim gerarem receitas adicionais para as empresas.
  • Destinação a aterros sanitários: quando não é possível reciclar ou reutilizar em outros processos o resíduo gerado, este deve ser destinado a um aterro sanitário legalizado. É importante que o aterro cumpra os requisitos legais de funcionamento.
Embalagens ecológicas

As eco-embalagens podem ser uma proposta interessante na redução de resíduos, pois esse tipo de embalagem utiliza processos menos agressivos ambientalmente. Além disso, seu material pode ser reaproveitado para a confecção de outros produtos e seu descarte é mais ecológico. 

Outra possibilidade é a criação de um programa de logística reversa, onde o cliente pode retornar a embalagem e ganhar brindes ou descontos. 

Neutralização do carbono

A neutralização do carbono é uma estratégia que visa zerar a emissão de gases poluentes na atmosfera. Muitas empresas estão trabalhando no sentido de cumprir essa meta, e  outras, em colaboração àquelas que desejam adaptar-se a essa nova realidade, trabalham com créditos de carbono. E então cria-se uma parceria entre essas empresas – uma compra os créditos de carbono, neutralizando suas emissões, e outra recebe os investimentos.

Redução da geração de resíduos

Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Esses são os cinco termos da política dos 5Rs, criada pelo Ministério do Meio Ambiente. Esta política tem o intuito de reduzir impactos ambientais provocados pela ação de empresas e indústrias.

A intenção dessa estratégia é garantir a sustentabilidade ambiental para as futuras gerações, aproveitando ao máximo o potencial das indústrias.

Benefícios 

Por conseguinte, como os consumidores tendem a preferir produtos em que se têm conhecimento de sua origem, bem como de seu processo produtivo, saber que a marca possui processos alinhados à questões ecológicas de conservação, pode agregar mais valor à compra. Com isso, negócios mais ecológicos tornam-se um diferencial no mercado, fato que são mais bem vistos pelos próprios clientes.

Ademais, a preservação ecológica também se reflete na sociedade como um todo, afetando positivamente a conservação de espécies e do meio ambiente. Com ações como a redução na geração de resíduos e emissão de poluentes, a empresa está melhorando a qualidade de vida das pessoas a longo prazo. 

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