Case Soft Coffee

Resumo

Nesse projeto, a CSTQ Jr. realizou os serviços de rotulagem, shelf-life laboratorial, sensorial e ficha técnica nutricional para aumentar a credibilidade com o público e a aceitação do produto da empresa Soft Coffee, e assim, alavancar seus resultados.

O produto a ser analisado, rotulado e ter seu prazo de validade definido foi o Café Gelado. Inicialmente, foi feita a coleta da amostra, a definição da metodologia de análise sensorial e a preparação do Formulário de Análise Sensorial. Também foi realizada a análise laboratorial do café em pó. Concomitantemente, foram elaborados a tabela nutricional, o rótulo e a Ficha Técnica.

Esses serviços possibilitaram que a empresa se adequasse às normas da ANVISA, garantindo a qualidade de seu produto e assegurando a saúde de seus clientes. Ao final do projeto, a Soft Coffee recebeu um relatório final completo com todas as informações requeridas, impulsionando, assim, seu produto no mercado.

Cliente

A empresa Soft Coffee desejava ter seu produto Café Gelado analisado e rotulado com prazo de validade bem definido, demonstrando transparência e preocupação com a saúde de seus consumidores. 

Problema

Com consumidores cada vez mais exigentes, é extremamente importante que seu produto apresente rótulo com as devidas informações nutricionais e prazo de validade, para fortalecer a boa comunicação da marca, além de evitar futuros problemas com órgãos fiscalizadores e gastos com multas.

O rótulo de um produto é o meio de comunicação entre o consumidor e a marca. Nele, além de um belo design para chamar a atenção do público-alvo, devem estar contidas informações precisas para garantir o melhor aproveitamento do produto e a segurança do cliente. Um rótulo bem elaborado evita que o consumidor esteja mal informado sobre o produto e, por consequência, faça a ingestão de algo que não quer ou que não deveria.

Já a ficha técnica alimentar é o documento que descreve detalhadamente os processos e ingredientes envolvidos na fabricação de um produto, de modo a padronizá-la. Essa padronização gera maior controle na produção, evitando desperdícios e mudanças nos sabores, texturas ou odores no alimento, gerando maior valor agregado aos produtos que serão consumidos.

Desse modo, o cuidado da Soft Coffee com a produção de seus alimentos e serviços passará a ser observado em suas linhas de produtos para levar para casa e a marca estará se adequando às normas da ANVISA.

Solução

Para realização da Análise Laboratorial de Prazo de Validade, do Shelf-life, da Rotulagem e da Ficha Técnica Alimentar, inicialmente, os consultores coletaram a amostra e definiram a metodologia que seria empregada.

Em seguida, foi preparado um Formulário de Análise Sensorial personalizado contendo Teste de Aceitabilidade e Teste Sensorial. Esse formulário foi respondido pelos 10 provadores a cada dia de análise, para que eles averiguassem a degradação da amostra. 

Depois disso, foi realizada a análise laboratorial do café em pó para a determinação do prazo de validade e a preparação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A análise microbiológica para determinação do Prazo de Validade do café em pó foi terceirizada, portanto, seguiu metodologia própria do laboratório. Enquanto isso, foram elaborados a Tabela Nutricional do café em pó, o Rótulo e a Ficha Técnica do produto final. 

Para confecção da tabela nutricional foram calculadas as quantidades de nutrientes de cada ingrediente do café em pó. Os parâmetros quantizados foram os obrigatórios segundo a ANVISA (valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, fibra alimentar e sódio).

O rótulo produzido contém a tabela nutricional, os ingredientes, o prazo de validade, a informação de possíveis alergênicos, o peso do produto, a logo do contratante e as informações para contato.

A elaboração da Ficha Técnica Alimentar também seguiu as normas da ANVISA, portanto, contém parâmetros como ingredientes, medida caseira, peso bruto em gramas, modo de preparo com os tempos dos procedimentos, rendimento total da receita, valor calórico da porção, entre outros.

Resultados

Finalizados os testes e as pesquisas acerca do produto, foi entregue ao cliente um relatório final contendo:

  • Metodologia utilizada;
  • Formulário utilizado na análise sensorial;
  • Relatório técnico da análise sensorial e laboratorial com definição do prazo de validade do produto;
  • Informações nutricionais;
  • Rótulo para ser impresso;
  • Ficha Técnica Alimentar
  • Informações referentes à análise de aceitabilidade que permite a Soft Coffee saber qual é a opinião de um consumidor ao experimentar o produto.

Esse documento possibilita que a Soft Coffee tenha seus produtos nos conformes exigidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e demonstre transparência e cuidado com seus clientes, melhorando o desempenho do produto do mercado.

Lições Aprendidas

Nossa equipe demonstrou diversas habilidades importantes durante a realização do projeto, como a boa comunicação, ao explicar sempre o que era ou não possível de realizar e pedir feedbacks para que o cliente expressasse sua opinião no curso do serviço. Além disso, aprendemos a necessidade de coletar as informações antecipadamente e adiantar etapas do processo, com isso, pudemos fazer as modificações exigidas pelo cliente com mais agilidade.

Postagens Relacionadas

Categorias de Artigos:

Artigos Recentes:

Nossas Redes Sociais: