Case Há Hamburgueria

Resumo

Nesse projeto, a CSTQ Jr. e a Terapêutica Jr. ajudaram a cliente que buscava a padronização de processos e a adequação de sua hamburgueria às normas da ANVISA, para assim alavancar os resultados da Há Hamburgueria Glúten Free. Dessa forma, foram entregues um Manual de Boas Práticas (MBP) e Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) pela CSTQ Jr., enquanto a Terapêutica Jr. realizou a Rotulagem Nutricional.

Esse foi um projeto que nossa empresa já tinha experiência após ter feito um MBP  e POP’s para a O Carcará Hamburgueria. Com a personalização dos nossos serviços para atender a necessidade da cliente, foram entregues um organograma, um plano de ação, contendo quanto tempo a cliente teria para resolver as inconformidades e uma versão personalizada do Manual com a ID visual da hamburgueria.

Cliente

A cliente é dona de uma pequena hamburgueria no Sudoeste e sabia da importância de ter um Manual de Boas Práticas e, ela foi receptiva e aberta durante nosso tempo de cooperação.

Problemas

O Manual de Boas Práticas é um documento  obrigatório para estabelecimentos ou indústrias que realizam serviços de manipulação, armazenamento, transporte e/ou comercialização de alimentos e junto com os POP’s garantem as condições higiênico-sanitárias dos alimentos. 

Com eles se tem muito mais controle e padronização na produção de alimentos. Assim, é possível detectar, reduzir e eliminar possíveis falhas, antecipadamente, garantindo um produto de qualidade. Diante disso, a nossa cliente ainda não possuía um MBP e precisava adquirir um o mais rápido possível. 

Alguns problemas também apareceram ao longo do trabalho. Por ser um projeto extenso, ele acabou coincidindo com o período do processo eleitoral da CSTQ Jr., o que resultou na troca de gerentes. Além disso, por se tratarem de alimentos sem glúten, foi difícil achar a legislação específica.

Solução

O projeto foi iniciado com três visitas presenciais ao estabelecimento, para observar qualquer inconsistência com a legislação durante a produção dos alimentos. Estas visitas foram feitas em três horários diferentes de acordo com a necessidade da cliente, uma visita foi feita antes do horário de funcionamento, uma durante e a última após. 

Em seguida foi feita uma análise do acompanhamento para desenvolver um Plano de Ação, que visa orientar o contratante sobre as atividades da empresa que não estão em conformidade com a Anvisa e determinar um prazo e solução para cada uma delas.

Depois, foi elaborado o Manual de Boas Práticas contendo um fluxograma, as descrições das etapas de produção, planilhas de controle, instruções de trabalho e os Procedimentos Operacionais Padrões. 

Poe fim, foi feito um treinamento presencial com a equipe sobre os pontos mais relevantes do MBP, como manuseio de alimentos e comportamento no ambiente de trabalho. Essa acabou sendo a etapa mais demorada do projeto.

Durante todo o projeto a equipe manteve uma comunicação constante com a cliente para tirar dúvidas sobre os produtos que eram ou não sem glúten. No final o MBP foi implementado.

Resultado

O projeto foi entregue dentro do tempo previsto. Após as visitas, análises e estudos legislativos, a cliente recebeu:

  • o Organograma do estabelecimento, documento que indica a função e o horário de trabalho de cada funcionário.
  • o Plano de Ação em formato de planilha, em que foram levantados os pontos de correções para entrar em conformidade com as normas vigentes.
  • os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) visuais em PDF.
  • e o Manual de Boas Práticas visual em PDF. 

Os últimos dois foram realizam dentro da identidade visual da hamburgueria.

Lições Aprendidas

Por ser um projeto longo os membros tiveram que ser resilientes e determinados. A empatia também foi muito importante na interação com as pessoas e os assessores aprenderam a se comunicar com mais clareza ao longo do projeto. No fim, conseguimos superar os desafios e atender as necessidades da cliente no prazo.

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