Checklist: O que Fazer para Regular o Meu Saneante?

De acordo com a Vigilância Sanitária, saneante é uma substância ou preparação destinada à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos e/ou públicos e no tratamento de água. 

No cenário atual, relevante parte dos acidentes ocasionados por produtos saneantes são de fabricação clandestina e caseira, uma vez que a produção irregular é desprovida do manual de boas práticas, controle de qualidade e segurança. 

Logo, para que possam ser colocados no mercado, a Anvisa exige que os fabricantes desenvolvam produtos seguros e que tenham um rigoroso controle da qualidade. Todos os fabricantes são obrigados a seguir normas legais e técnicas, e assim obter autorização do Ministério da Saúde para ser colocado à venda.

Existem alguns passos para a validação dos produtos saneantes. Confira o checklist abaixo para garantir a qualidade do produto final: 

[  ] Registro do produto;

Os produtos saneantes são classificados quanto ao risco, finalidade, venda e emprego, e esses são os critérios utilizados na hora do registro. Dessa forma é essencial analisar cada um deles, e verificar se seu produto está de acordo com as qualificações.

[  ] Adequação da embalagem:

A embalagem é responsável pelo armazenamento primário e transporte dos saneantes, por isso é de suma importância que o material utilizado em sua fabricação esteja de acordo com o produto em seu interior e que siga as regras da Anvisa.

[  ] Adequação do rótulo: 

Além de prestar atenção na embalagem, o rótulo é um fator super importante para o produto, já que a falta de informações necessárias dificulta o atendimento médico em casos de acidentes. E também é essencial destacar os componentes do produto, a fim de que haja declaração de alergênicos, visando a segurança do cliente.

[  ] A presença de uma ficha de informação de segurança dos produtos químicos: 

É por meio desta ficha que são obtidas as informações dos produtos químicos quanto à proteção, segurança, saúde e meio ambiente, bem como as orientações quanto às medidas de segurança para a sua manipulação. Cabe ressaltar que toda a produção deve ainda ser feita sob as instruções de um responsável técnico, seguindo boas práticas de fabricação e controle.

Como a CSTQ Jr. pode te ajudar

A CSTQ Jr., oferece o serviço de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Produtos. Desta forma, além de auxiliar sua produção na adequação a legislação, podemos concretizar sua ideia desenvolvendo novos produtos prontos para serem comercializados. Entre em contato conosco e peça um diagnóstico gratuito. 

Postagens Relacionadas

Categorias de Artigos:

Artigos Recentes:

Nossas Redes Sociais: