Case O Carcará

Resumo

Nesse projeto, a CSTQ Jr. realizou o desejo do cliente que buscava a padronização de processos e a adequação de sua hamburgueria às normas da ANVISA. Diante disso, foi realizado um Manual de Boas Práticas (MBP) e de Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s). 

Além disso, através da personalização dos nossos serviços para atender a necessidade do cliente, foi proporcionado um levantamento de empresas capazes de fazer a coleta de lixo do estabelecimento, como também o treinamento dos funcionários acerca dos procedimentos contidos no Manual. 

Cliente

O cliente é uma hamburgueria que tinha como objetivo permanecer dentro das legislações vigentes da ANVISA, tendo o desejo de atualizar seu Manual de Boas Práticas. Além disso, o cliente relatou dificuldades com as empresas coletoras de lixo. 

Problema

Segundo a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nª 216, o Manual de Boas Práticas é um documento  obrigatório para estabelecimentos ou indústrias que realizam serviços de manipulação, armazenamento, transporte e/ou comercialização de alimentos. 

Tanto o MBP quanto o POP’s garantem as condições higiênico-sanitárias dos alimentos, incluindo o manejo de resíduos produzidos.  Eles possibilitam ao estabelecimento proporcionar uma metodologia de trabalho que permita o monitoramento de todo o processo de controle e produção, a fim de detectar, reduzir e eliminar possíveis falhas, antecipadamente, garantindo um produto de qualidade.

Como a empresa é uma hamburgueria responsável por atividades que envolvem a manipulação de alimentos, ela possui a responsabilidade da implementação e manutenção do programa das Boas Práticas.

Diante disso, o nosso cliente apresentava dificuldades acerca das empresas coletoras de lixo, como também possuía o seu MBP desatualizado. 

Solução

O projeto foi iniciado com visitas presenciais ao estabelecimento da hamburgueria, para observar e diagnosticar as etapas dos seus processos. Estas visitas permitem uma melhor compreensão das tarefas e organização da empresa, o que possibilita a qualidade dos POP’s. 

Em seguida, foi realizado um levantamento das empresas que apresentavam o maior custo-benefício para a coleta de lixo na localidade. 

Por fim, foi elaborado o Manual de Boas Práticas, contendo todos os procedimentos operacionais padrão. Também foi feito um treinamento presencial com a equipe. 

Resultado

Após as visitas presenciais e os estudos acerca da legislação, o cliente obteve diversas entregas parciais ao longo do projeto, para acompanhar o desenvolvimento e pesquisa dos nossos assessores. 

Ao final, foram entregues diversos relatórios, sendo eles: 

  1. Um relatório contendo empresas capazes de fazer a coleta de lixo;
  2. Relatório contendo o organograma da empresa;
  3. relatório contendo o plano de ação para adequação às normas vigentes;
  4. Manual de Boas Práticas (MBP) e Manual de Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) em pdf.

Lições Aprendidas

Foram colocadas à prova a competência, a resiliência e a determinação dos nossos membros, pois era um projeto extenso, complexo e que necessitava de diversas visitas. Contudo, a equipe foi capaz de entregar, no prazo, um projeto que atendia todas às necessidades e expectativas do cliente.

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