MBP para a produção de destilados

O que é um MBP?

Um Manual de Boas Práticas (MBP) é um documento voltado para a padronização dos processos de um local. Ele busca otimizar as práticas, deixando claro o que é permitido e o que é proibido dentro do estabelecimento.

Nele são descritas as operações realizadas, tendo no mínimo os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da saúde dos manipuladores e a garantia de qualidade do produto final. Estão contidas, ainda, a rotina do local e todas as informações relacionadas às atividades que a empresa realiza, o que garante a eficiência e a fluidez dos procedimentos.

Qual a sua importância na produção de destilados?

O MBP é uma exigência da Vigilância Sanitária para todos os estabelecimentos que contenham produtos sujeitos à fiscalização e, portanto, possuí-lo significa assumir um compromisso com a lei.

Ele garante o melhor processamento e a maior credibilidade de uma produção padronizada e de acordo com as regras sanitárias, além de atuar minimizando prejuízos através da redução de falhas na cadeia produtiva. Portanto, em uma fábrica de destilados, um dos objetivos principais do manual é garantir que o produto seja manuseado da maneira correta, a fim de evitar qualquer contaminação, proporcionando ao consumidor um produto seguro e com alta qualidade. 

Vale ainda ressaltar que cada estabelecimento deve ter um MBP de acordo com sua necessidade, ou seja, esse documento se adequa à realidade de cada negócio.

Além disso, uma vez que o manual de boas práticas é estabelecido, há uma maior capacitação da equipe, já que todo o processo de rotina estará registrado. Isso induz uma maior transparência de processos e resultados, otimizando as tarefas realizadas.

Órgãos Fiscalizadores

Os principais relacionados a esse contexto são:

  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA): Responsável por coordenar, supervisionar e controlar as atividades de registro, inspeção, fiscalização e controle de riscos, sendo responsável também por estabelecer normas e padrões de qualidade e identidade a serem observados.
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA): Reúne atividades de fornecimento de bens e serviços à agricultura, produção agropecuária, processamento, transformação e distribuição de produtos de origem agropecuária até o consumidor final.
  • Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO): O INMETRO também possui papel importante na padronização dos pesos e medidas dos alimentos, que regula as informações de volume, massa e comprimento dos rótulos das embalagens.

Processos na Indústria de Destilados

Os Procedimentos Operacionais Padrões (POP’s) são instruções que informam como determinada atividade deve ser executada. Sendo assim, o POP tem como principal objetivo padronizar o processo e minimizar o retrabalho, mantendo-o em funcionamento e estimulando a mentalidade da gestão da qualidade dentro da organização.0

Os POP’s são regulamentados pelas legislações existentes dos órgãos fiscalizadores, como as citadas acima, disponibilizadas pela Anvisa:

A RDC 216 é um regulamento técnico sobre boas práticas para serviços de alimentação com a finalidade de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. 

A RDC 275 é uma regulamentação que atualiza, organiza e disciplina o controle sanitário de todos os processos relacionados à produção, industrialização, fracionamento, armazenamento e transporte de alimentos.

Como os POPs são específicos para cada empresa de acordo com seus próprios processos, na área de produção de bebidas alcoólicas destiladas, em especial cachaças, pode-se destacar algumas exigências gerais relacionadas aos seguintes temas:

  • Produção e análise:

A a cana-de-açúcar utilizada para produção da cachaça deve ser colhida em estágio adequado de maturação e produzida em observância às boas práticas agrícolas e ambientais.

A água utilizada no processo produtivo da cachaça deve atender aos parâmetros oficiais de potabilidade e possuir obrigatoriamente destilado do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar em sua composição.

  • Denominação:

Para a cachaça, a denominação a ser impressa no rótulo deve apresentar o respectivo processo de destilação, maturação e o teor de açúcar.

  • Rótulo e embalagem:

A rotulagem deve estar de acordo com o estabelecido nos regulamentos técnicos específicos referentes à rotulagem de alimentos embalados.

  • Envase e acondicionamento:

Deve-se evitar a madeira devido aos riscos de contaminação, sendo vedada também a utilização de equipamento que não atenda ao regulamento técnico sobre os critérios gerais de materiais em contato com alimentos.

Além desses, também existem outros temas relacionados ao processo de fabricação a serem levados em consideração, como normas higiênico-sanitárias, manutenção e higienização das instalações, dedetização, treinamento pessoal, saúde dos manipuladores e descarte de resíduos.

Higiene e Segurança na produção da cachaça

Os procedimentos de segurança na produção de cachaça terão como base a Resolução RDC 275 da Anvisa e a BPF (Boas Práticas de Fabricação). Nesses documentos é possível encontrar os requisitos para instalações de equipamento, limpeza e sanitização, controle de qualidade, higiene dos manipuladores entre outras informações a respeito da vigilância sanitária da empresa. O principal objetivo do BPF é o treinamento de seus trabalhadores para que não haja a contaminação de seus produtos e consequentes prejuízos aos clientes.

Em locais com condições desfavoráveis à produção de destilados, há a possibilidade de contaminação do produto com furfural, metanol e cobre. O metanol pode afetar o sistema respiratório e até levar à morte. Além disso, a limpeza dos alambiques, é essencial para evitar a contaminação de cobre no destilado, uma vez que, devido à acidez, é criada uma espécie de ferrugem.

Como a CSTQ Jr. pode ajudar?

Como cada instalação é única, o ideal é realizar um MBP personalizado para seu processo produtivo. Por isso, nós da CSTQ Jr. oferecemos um projeto exclusivo do Manual de Boas Práticas para sua empresa, a fim de otimizar a sua produção e adequá-la às legislações vigentes! Entre em contato conosco e agende uma reunião gratuita.

Postagens Relacionadas

Categorias de Artigos:

Artigos Recentes:

Nossas Redes Sociais: