Case Migo Confeitaria

Resumo

No projeto da Migo Confeitaria, a CSTQ Jr. realizou os serviços de Consultoria de Conservantes, Rotulagem, Tabela Nutricional, Ficha Técnica e Shelf-Life, sendo a análise microbiológica deste último terceirizada pelo laboratório Quinosan Laboratório Químico. 

Os produtos que serviram de objeto de estudo para a consultoria de conservantes eram brownies, nos sabores doce de leite e chocolate intenso. O intuito era o de analisar o melhor conservante natural ou técnica de conservação para inserção nas receitas. 

Além da rotulagem completa com a tabela nutricional, foi realizada a ficha técnica alimentar dos produtos para estar de acordo com o exigido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Por fim o Shef-Life terceirizado foi efetuado de acordo com a legislação vigente nos seguintes itens: Contagem padrão por placa; NMP Coliformes totais; NMP Coliformes fecais; Estafilococos (Coagulase Positiva); Salmonella ssp.

Desse modo, com a realização do projeto, a empresa pode evitar problemas com órgãos fiscalizadores e gastos desnecessários com multas. Sem contar uma maior credibilidade com o público, maior aceitação e o fortalecimento da marca.

Cliente

Demonstrando sempre uma grande preocupação com a saúde do consumidor, a Migo Confeitaria Inclusiva informava, segundo seu perfil do Instagram, que seus produtos eram “Feitos apenas com ingredientes migos da sua saúde.”

Problemas

Com intuito de expandir da melhor forma o negócio, é preciso demonstrar cada vez mais estabilidade na qualidade para competir com as vendas do mercado brasileiro. A consultoria de conservantes e shelf-life tem um papel importante para impulsionar e garantir assertividade na produção de brownies.

Do mesmo modo, a ampliação do prazo de validade torna muito mais fácil a venda dos produtos, pela flexibilidade no tempo de exposição na prateleira sem perder a qualidade dos ingredientes. Para isso, é preciso respeitar também a prioridade da marca com relação à proposta que fornece aos clientes.

Já a ficha técnica alimentar descreve detalhadamente os processos e ingredientes envolvidos na fabricação de um produto. Essa descrição serve como parâmetro de padronização e controle da produção, com intuito de assegurar a constância de sabores, texturas e odores no alimento. 

Além de toda a experiência proporcionada pelos produtos que serão consumidos pelos clientes, podendo gerar maior valor agregado, eles estarão dentro dos conformes exigidos pela agência responsável.

Solução

O projeto foi iniciado com o recolhimento das informações dos produtos em questão, e logo após foi realizada a pesquisa seguida da proposição de um conservante, com seu método de aplicação. Deste modo, para complementar, foi realizado o orçamento com fornecedores do conservante.

Durante a realização do shelf-life, a CSTQ Jr. ficou responsável por coletar a amostra que seria enviada ao laboratório, seguindo a metodologia terceirizada. 

Para a parte da ficha técnica, foi requerido do contratante um compilado de informações das quantidades de cada ingrediente, dando início com a elaboração da Ficha Técnica Alimentar em seguida. 

Além do compilado, no processo de Rotulagem há o acréscimo de informações sobre a possível presença de ingredientes alergênicos nos produtos fabricados. É nesse momento que a Tabela Nutricional passa a ser projetada, com os parâmetros quantizados sob a legislação vigente.

Resultado

O projeto foi entregue dentro do tempo previsto, com exceção de 5 dias de atraso por conta do imprevisto por parte do contratante em conseguir os Conservantes para a realização do shelf laboratorial. 

Logo, das entregas finais, foram disponibilizadas para o contratante:

  • Um relatório contendo os conservantes estudados, sendo o sorbato de potássio e o propionato de cálcio como método de conservação que visa aumentar o prazo de validade dos brownies; método de inserção dos conservantes; fornecedores e as informações do conservante escolhido para os produtos.
  • Um relatório técnico com a definição do prazo de validade dos 2 produtos anteriormente listados. 
  • Uma compilação das informações nutricionais, obtidas durante o projeto, de cada um dos 2  produtos anteriormente listados.
  • Duas Fichas Técnicas Alimentares dos diferentes produtos analisados produzidos pela contratante.
  • Três modelos de rótulo para avaliação do contratante.
  • Dois rótulos, enviados e prontos para serem impressos, com as informações descritas na metodologia;

Lições Aprendidas

Os documentos foram elaborados pelos integrantes da Empresa Júnior que participaram como consultores sob a tutela do gerente, e as informações fornecidas foram revisadas por professores do Instituto. A CSTQ Jr. inspira os seus membros a se capacitarem para sempre evoluir nos tópicos fornecidos pela carta de serviço e melhor atender aos nossos clientes. 

É um crescimento pessoal e profissional imensurável, com a oportunidade de entrar em contato com um projeto da área da graduação que demanda tanta pesquisa e conhecimento. 

Postagens Relacionadas

Categorias de Artigos:

Artigos Recentes:

Nossas Redes Sociais: