O serviço realizado se baseou em um Tratamento de Resíduos Sólidos para a Nova Força, que compreendia a caracterização e a quantificação desses resíduos para a proposição de medidas de gerenciamento. Foi um projeto que surgiu de uma nova necessidade dos Grandes Geradores de Lixo do Distrito Federal, devido ao sancionamento da lei distrital 5.610 de fevereiro de 2016. Em virtude disso, as empresas que produziam um volume maior a 120L diários de lixo deveriam se tornar encarregados da destinação adequada dos resíduos não recicláveis e se adaptar a uma nova realidade.
O Cliente
A Nova Força, indústria que trabalha com fabricação de copos plásticos e velas, procurou a CSTQ Jr. com o interesse em saber se sua empresa conferia com as regras e era considerada um grande gerador de lixo. A partir dessa análise, se adequar às leis e adquirir um gerenciamento dos resíduos.
O Problema
O cliente desejava que houvesse a quantificação e a qualificação dos resíduos, com o intuito de verificar se corria o risco de ser penalizado. Uma das maiores questões era o cuidado para verificar se havia uma contaminação entre os resíduos recicláveis e os não recicláveis. Dessa forma, era necessário observar o funcionamento da empresa e como era descartado e dividido o lixo no estabelecimento, para que a análise fosse feita corretamente.
A Solução
O serviço oferecido pela CSTQ Jr. para auxiliar a empresa foi o desenvolvimento de um Manual de Gerenciamento de Resíduos, que continha toda a análise e dos resíduos, junto com a quantificação e a qualificação destes. Após isso, era necessário avaliar se a Nova Força se encaixava como grande geradora de lixo. O projeto ficou dividido em:
- Visitas: Primeira etapa feita para recolher o lixo das áreas da empresa, realizar a pesagem e a caracterização desses resíduos. Foi necessário 12 visitas, para que houvesse o maior recolhimento de parâmetros possíveis para a análise.
- Manual: Desenvolvimento de uma cartilha explicando a separação e o descarte correto do lixo. Foi feito toda a caracterização dos resíduos das áreas, suas classificações e formas de separações.
- Relatório Final: Última etapa que continha toda a metodologia e resultados, com o objetivo de auxiliar a empresa a obter a correta gestão e gerenciamento, junto de um treinamento dos funcionários. Isso, para garantir a implementação e a manutenção da separação dos resíduos.
Resultados
Após a realização de todas as etapas foi observado que a empresa se encaixava no perfil de grande geradora de lixo, apenas por realizar uma separação incorreta dos resíduos. A análise mostrou que os lixos de diferentes setores eram misturados e por isso, o resíduos que eram recicláveis acabavam sendo contaminados. Dessa forma, após a aplicação do manual, a gestão do lixo se tornou eficiente, retirando a Nova Força do enquadramento como grande geradora de lixo.
Lições Aprendidas
Este projeto apresentou alguns desafios, um deles foi que o serviço não foi considerado um PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos). Isso deve-se ao fato de que para ser caracterizado dessa forma, alguns passos necessários não foram realizados nesse projeto. Dessa forma, é necessário estar atento para que todas as etapas e planejamento sejam implementados.
Outro desafio foi a realização da pesagem dos resíduos, já que a equipe utilizou a balança da Nova Força. Devido a isso, tiveram problemas em garantir que ela estivesse realmente calibrada e em obter a medida exata. Assim, aprenderam que é necessário avaliar anteriormente como será feito a separação e a pesagem dos resíduos, para assegurar que essa etapa seja feita corretamente.
-
Consultoria e Serviços em Tecnologias Químicashttps://cstqjr.com.br/author/admincstqjr/
-
Consultoria e Serviços em Tecnologias Químicashttps://cstqjr.com.br/author/admincstqjr/
-
Consultoria e Serviços em Tecnologias Químicashttps://cstqjr.com.br/author/admincstqjr/
-
Consultoria e Serviços em Tecnologias Químicashttps://cstqjr.com.br/author/admincstqjr/