O serviço consistiu na realização de um projeto de laboratório para a empresa Café do Sítio. A estruturação do local foi focada na análise e no controle de qualidade dos produtos farináceos e na matéria prima do cappuccino, mercadoria que havia sido lançada a pouco tempo no mercado pela empresa.

O Cliente

Empresa de grande renome no mercado, A Café do Sítio entrou em contato com a CSTQ Jr. buscando garantir a qualidade de seus produtos.

O Problema

O cliente desejava criar um laboratório a fim de analisar a qualidade da sua matéria prima e de de outros produtos. Dessa forma, o projeto também tinha como objetivo evitar gastos com terceirizações de análises desse tipo. Além disso, também havia o desejo de consolidar uma política de padronização para novos produtos garantindo que permanecem da mesma forma que os clientes estavam habituados a consumir, durante todas as etapas de fabricação.

Com esse objetivo em mente, a CSTQ Jr. ofereceu seus serviços de consultoria para elaborar um relatório contendo pesquisas relacionadas aos tipos de análises que poderiam ser feitas com o objetivo de averiguar a qualidade e quais os equipamentos seriam necessários para esse processo, além de explicitar qual a melhor disposição deles no ambiente, visando a otimização da produção. 

A Solução

Os consultores da CSTQ Jr. enxergaram no problema um típico caso de AQ,  Análise Química, contudo ao estabelecer a metodologia que seria utilizada, foi percebido que além desse tópico, estariam incluídos outros serviços prestados pela empresa pertencentes ao grupo de OPS, Otimização de Processos e Serviços. 

Dessa forma, o projeto foi dividido em etapas de execução:

  • Visitas: As visitas foram essenciais para conhecer o local e observar a estrutura do laboratório, já existem, para formular a metodologia do projeto de um novo que mais se adequa ao desejo do cliente.
  • Análise de Mercado: Foram realizadas pesquisas de equipamentos que compunham um laboratório de análise de qualidade e os principais fornecedores que poderiam oferecer melhor custo benefício.  Além disso, também foi feito um levantamento dos principais reagentes utilizados na produção. 
  • Manual: No manual estavam inclusos os POPs, Procedimento de Operação Padrão, explicitando como utilizar o equipamento selecionado e o método para realizar a análise dos principais componentes do produto e a identificação dos fatores que poderiam influenciar na qualidade, sendo eles:
  1. Sacarose
  2. Prótido
  3. Lipídeos
  4. Fibra bruta
  5. Cinza
  6. Cafeína
  7. Amido
  8. Umidade
  9. Ph
  • Consultoria legislativa: Foi determinado os parâmetros legais para a construção de um laboratório de análise de qualidade, garantindo que não houvesse problemas com as normas técnicas vigentes. 
  • Layout: Estudo a fim de averiguar a melhor disposição dos equipamentos visando a eficiência dos processo. Essa etapa foi realizada em conjunto com a arquiteta do cliente. 

Resultados

Realizado todo a etapa de pesquisa e estudo do melhor método para se montar um laboratório  que atendesse a necessidade do cliente, foi entregue um relatório com todas as informações para a aplicação do projeto. 

A Café do Sítio ficou satisfeita com o serviço, pois obteve o que era necessário para transformar um desejo em realidade, mantendo o seus produtos no padrão de qualidade estabelecido pela marca, reforçando assim o vínculo com os seus clientes, além de demonstrando o quanto se importa com a experiência do consumidor.  

Lições Aprendidas

Este projeto incluiu diversos tópicos da carta de serviço da CSTQ Jr. Por ser complexo, despertou nos membros um sentimento de desafio, foi uma das maiores equipes formadas pela empresa, contando com 4 consultores e um gerente. Contudo, umas das maiores dificuldades enfrentadas foi a durabilidade do serviço, pois foi preciso manter a animação do time elevada para evitar a desmotivação. 

Além disso, também foi apreendido os melhores métodos de divisão de divisão de tarefas, visando um planejamento antecipado e a disponibilidade de cada um para realizar as tarefas do projeto, para que o serviço fosse entregue com perfeição e em tempo hábil, sem que isso afetasse a vida acadêmica, pessoal e profissional dos consultores. 

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