Marketing verde é uma estratégia de marketing voltada para vender a imagem de uma empresa ecologicamente correta. Desse modo, a American Marketing Association define como o desenvolvimento e comercialização de produtos que minimizem os efeitos negativos no meio ambiente.
Assim, precisa-se ter muito cuidado para não se tornar um marketing greenwashing.
O que é Greenwashing?
Greenwashing é basicamente o fenômeno de uma empresa que se vende como sustentável, mas na prática não é.
Assim, ao passar a falsa impressão de serem “amigos do meio ambiente”, o consumidor se sente enganado e a marca perde totalmente sua credibilidade.
Portanto, você sabe se seu negócio é realmente sustentável? Ou sabe identificar uma marca que promove greenwashing?
Identificando o Falso Sustentável
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Idec, considera 7 sinais de identificação de marcas que praticam greenwashing. Sendo os 3 principais pontos:
- Sem provas ou irrelevância: basicamente, não especificam ou trazem dados científicos para confirmar a sustentabilidade que dizem ter, deixando o consumidor com dúvida. E quando trazem, é algo irrelevante e que já é proibido por lei, como no caso de máquinas refrigeradoras que apresentam “não contém CFC” em sua publicidade, afinal, o uso de cloro-flúor-carbonetos já é inviabilizado por lei.
- Falso rótulo: quando trazem imagens que parecem com os selos de sustentabilidade, veganismo e natural. Assim, enganando o consumidor sobre a veracidade das informações. Por esse motivo, nos siga no nosso Instagram para estar sempre atualizado sobre esse tipo de conteúdo!
- Menor dos dois males: quando o apelo é realmente verdadeiro, mas distrai o consumidor de problemas maiores. Isso ocorre bastante com copos, muitos dizem que possuem menos plástico, porém continuam sendo de lixo. Curiosamente, a CSTQ Jr. já realizou um projeto de produção de copos biodegradáveis, evitando esse problema!
Logo, é notória a importância de estar dentro das leis e regimes ambientais para realizar um bom marketing verde! Se quiser saber mais, temos um post dedicado às legislações ambientais!
Princípios do Marketing Verde
Agora que você sabe o que não deve fazer, vamos para o que você precisa fazer! A base de um empreendimento verde pode ser resumida nos 3R e 4S. Eles são: “Reduzir, reutilizar e reciclar” e “Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do consumidor e Aceitação Social”.
Dessa forma, a empresa deve ser ecologicamente correta, não agredindo o meio ambiente, fazendo descarte correto dos resíduos e evitando substâncias prejudiciais. Além disso, precisa ser economicamente viável, de modo a crescer economicamente sem prejudicar o meio ambiente.
Ela também precisa ter responsabilidade social e cultural. Logo, deve-se apresentar socialmente justa, considerando que as nossas ações e da marca impactam a vida dos seres humanos e animais. E culturalmente diversa, valorizando e promovendo a diversidade e igualdade.
Dicas para implementação do Marketing Verde
Para desenvolver um bom marketing verde, é necessário focar em adquirir selos e certificados, de modo a credibilizar o seu produto! Um dos selos importantes para o movimento é o “cruelty free”, no qual a empresa não testa seus produtos em animais e nem promove outros meios de crueldade. Também é importante economizar no uso de energia e água, podendo investir em fontes de energias alternativas e renováveis.
Outro ponto de interesse é o uso de materiais biodegradáveis ou reutilizáveis, evitando a produção de poluentes. O descarte correto dos lixos e ter um bom gerenciamento de resíduos é também uma iniciativa relevante. O PGRS (plano de gerenciamento de resíduos sólidos) garante que todo o lixo produzido pela empresa seja descartado de modo correto, sem agredir o meio ambiente!
Nossos Cases de Sucesso:
Coffee Cup
Um exemplo de uma empresa que decidiu adequar-se ao marketing verde e à sustentabilidade! Entrando em contato com a CSTQ Jr., o cliente pediu um projeto de formulação para realizar a confecção de um copo de café mais sustentável e biodegradável.
Seu intuito era diminuir a poluição devido aos copos de plástico e se destacando com um copo ecologicamente correto que utiliza a borra de café e biopolímeros em sua composição. A empresa optou por ter o melhor custo-benefício e ser amiga da natureza!
Quer saber mais sobre essa solução inovadora? Venha conhecer nosso case!
Queijo vegano
Como dito anteriormente, não basta apenas garantir que seu negócio tenha marketing verde, mas também é precisa ser economicamente viável. Assim, a CSTQ Jr. já realizou um serviço de análise de viabilidade técnico-econômica para uma empresa que produz queijos veganos. Com o intuito de garantir a assertividade econômica acerca do aumento de produção de seus produtos.
Dessa forma, a empresa pôde se manter sustentável, expandindo seus negócios sem correr riscos financeiros! Confira todo o processo clicando aqui!
Como a CSTQ Jr. pode ajudar?
Dessa maneira, possuímos diversos serviços para ajudar o seu negócio! Alguns exemplos citados foram a Formulação e a Prototipagem, que podem transformar a ideia de um produto sustentável em realidade! Assim também realizamos consultoria de embalagem e análise de viabilidade, você pode conhecer mais sobre esses serviços olhando nossa carta!
A CSTQ Jr. trabalha contigo para ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor! Não se pode esperar que outras pessoas mudem se você não mudar primeiro, por isso, reaja e solucione com a gente! Marque aqui uma reunião de diagnóstico gratuita!
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Consultoria e Serviços em Tecnologias Químicashttps://cstqjr.com.br/author/admincstqjr/
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