Muitas empresas têm tido a preocupação de ser uma marca ecologicamente correta. Seja na caixa de sabão em pó ou na propaganda de um carro, os tons de verde e imagens da natureza estão cada vez mais presentes no marketing das empresas.
Entretanto, será que toda empresa tem vocação para adotar o “ecologicamente correto”?
Definição de “ecologicamente correto”
Ecologicamente correto é um termo que tem como objetivo medir o grau de sustentabilidade ambiental de um produto. Assim, se uma mercadoria ou serviço foram produzidos a partir de processos ambientalmente sustentáveis, então eles são “ecologicamente corretos”, ou seja, não agridem o meio ambiente.
Desenvolvimento de produtos
O alinhamento das marcas com os desejos dos consumidores leva ao desenvolvimento de produtos que promovem a capacidade do sistema produtivo de responder às expectativas sociais de bem-estar utilizando uma quantidade de recursos ambientais. O desenvolvimento dos produtos deve seguir uma metodologia que defina seu ciclo de produção.
Dentro dessa linha, os produtos devem ser desenvolvidos baseados nos seguintes critérios:
- utilizam recursos renováveis;
- reduzem impactos negativos a espécies em extinção;
- são recicláveis;
- são duráveis e biodegradáveis;
- possuem embalagem mínima ou ecológica.
- otimizam os recursos não-renováveis;
- não geram resíduos que o ecossistema não consiga neutralizar.
Um exemplo disso é na área de cosméticos e estética. As marcas estão sendo pressionadas a não testarem seus produtos em animais. Além disso, os produtos estão passando por reformulações para a retirada de qualquer ingrediente de origem animal de sua composição e estão optando por embalagens biodegradáveis.
Vantagens
Algumas marcas têm feito dos valores ecológicos a sua estratégia de posicionamento de mercado, conseguindo obter vantagens competitivas frente aos demais participantes que são associados à produção tradicional. Não se trata apenas de utilizar boas práticas de produção, mas de fazer com que o consumidor perceba que elas estão sendo utilizadas e provar a ele que é vantajoso comprar aquele produto em detrimento dos demais.
Dentre essas vantagens para as empresas temos:
- Oferecer produtos de acordo com os novos hábitos do consumidor consciente.
- Estar um passo à frente no que diz respeito à competitividade do mercado.
- Introduzir à imagem do negócio a responsabilidade socioambiental e a preocupação com a sustentabilidade de forma consistente.
- Gerar maior impacto na publicidade positiva da marca por adoção de boas práticas.
- Atrair mais o público com consciência ecológica, visto que se tornou muito frequente a busca por empresas com tais preocupações.
- Maior custo-benefício no uso dos recursos.
- Contribuir com a influência do movimento sustentável.
Como a CSTQ Jr. pode te ajudar?
Em primeiro lugar, é crucial se informar sobre os impactos ambientais dos produtos, como questões do ciclo de vida, se são biodegradáveis, ou se são recicláveis ou reutilizáveis, por exemplo.
Assim, a CSTQ Jr. possui os serviços de consultoria de embalagem, de conservantes e um estudo bibliográfico e de prototipagem, que podem te oferecer uma pesquisa aprofundada sobre embalagens biodegradáveis, conservantes ideais e assuntos relacionados a como desenvolver ou melhorar o seu produto.
É bastante importante também estudar seus fornecedores e legislações, buscando conhecer os produtos e serviços prestados. Nesse contexto, nós podemos oferecer serviços como um estudo legislativo e de fornecedores para alavancar sua empresa. Ficou interessado ou tem alguma dúvida? Entre em contato conosco!
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Consultoria e Serviços em Tecnologias Químicashttps://cstqjr.com.br/author/admincstqjr/
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