Como Saber se seu Negócio é Sustentável

Atualmente, o Green Business ou Empresa Verde está em alta no mercado, são empresas que têm impacto negativo mínimo ou um efeito positivo no ambiente global ou local, na sociedade ou na economia. Isso significa que a empresa envolve práticas sustentáveis no processo do trabalho. Essas empresas ganham uma atenção diferenciada por serem inovadoras e ecologicamente corretas.

Alterações na cultura da empresa 

Empresas que se consideram sustentáveis visam o planejamento de suas ações econômicas a fim de terem atitudes éticas, conscientes e que impactem de forma positiva o meio ambiente e as pessoas ao seu redor. Desse modo, é visível que não basta apenas se ter a mentalidade voltada à preservação dos recursos naturais, mas também levar em consideração a despesa do capital, alocação de pessoas e até mesmo a qualificação dos profissionais. 

Desta forma, a gestão do empreendimento pode ser capaz de fazer melhorias significantes em relação aos seus procedimentos, e assim desenvolver uma cultura de sustentabilidade dentro do ambiente de trabalho. 

Benefícios de se ter um negócio sustentável 

Para aqueles que apostam em ter um negócio sustentável, a diferença é notória quando se trata de engajamento e redução dos custos. Além de atingir a melhoria da imagem da marca/empresa aos olhos do público e do mercado no qual está inserido.

Ademais, alguns dos resultados mais comuns são: custos de energia e combustível reduzidos; trabalhadores mais qualificados, engajados e que possuem os mesmo valores que a empresa; redução no número de incidentes; menos gastos com a eliminação dos resíduos; oportunidades em mercados “verdes” e a  redução dos custos provenientes a não adequação da empresa com as leis ambientais.

Dicas para se ter um negócio sustentável 

Primeiro, é necessário saber quais aspectos de sustentabilidade possuem maior relevância para seu negócio, e posteriormente traçar um planejamento estratégico. Uma maneira de deixar seu negócio sustentável é controlando os impactos ambientais que ele causa. Para saber mais informações, o SEBRAE tem em seu site uma cartilha sobre “Gestão sustentável nas empresas”.

O desperdício de água é outro ponto a se atentar, possíveis vazamentos e até mesmo analisar o modo de fabricação dos produtos e buscar uma forma de reduzir esse consumo de água.

Quando falamos de desperdício, o mesmo se aplica aos resíduos sólidos, ou seja, procurar formas de reduzir a geração desses resíduos. Por exemplo, os produtos recicláveis podem ser encaminhados para cooperativas de reciclagem. Os resíduos orgânicos podem ir para a compostagem. Pilhas, baterias, óleos e outros podem ser encaminhados para empresas especializadas no descarte desses materiais perigosos. Além disso, é importante ficar atento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/10.

Optar por fontes de energia alternativas, aparelhos que consomem menos energia, trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes ou de LED, são algumas formas de fazer com que se tenha o uso eficiente de energia. Essas são algumas maneiras de deixar seu negócio mais sustentável. 

Como a CSTQ Jr. pode te ajudar?

Nossa equipe realiza serviços personalizados que ajudarão a alavancar os resultados do seu negócio frente às novas tendências do mercado! Entre em contato conosco e agende sua reunião gratuita! 

Postagens Relacionadas