Resumo

Neste projeto, a CSTQ Jr. teve como objetivo estudar e encontrar formas de estender o prazo de validade de camarões empanados, com possíveis conservantes, embalagens adequadas ou outros métodos de conservação, para que o alimento parasse de perder suas características organolépticas antes do prazo esperado.  A solução encontrada foi realizar um projeto de Consultoria em Conservantes e Embalagem.

O Cliente

O cliente procurou a CSTQ Jr. a fim de resolver o problema de escurecimento de seus camarões, que eram vendidos empanados e congelados.

O Problema

Os camarões empanados congelados vendidos pelo cliente estavam apresentando manchas escuras depois de determinado tempo de congelamento. Além disso, o cliente também precisava de embalagens para seu produto que atendessem todas as necessidades.  

A Solução

O projeto foi dividido em 2 serviços:

  1. Consultoria em métodos de conservação:

A equipe de consultores realizou um Estudo bibliográfico acerca de Conservantes e métodos conservativos, a partir de uma pesquisa  sobre conservação do alimento, com foco nas possíveis causas do escurecimento do camarão e como isso poderia ser evitado. Além disso, simultaneamente, foi revista a legislação relativa a aditivos alimentares neste tipo de alimento.

2. Consultoria de Embalagem:

Foi executada uma pesquisa bibliográfica sobre possíveis embalagens, que deveriam obedecer alguns pré-requisitos como: adequação ao produto e a legislação, que também foi revista. Por fim, após a sugestão de embalagem ideal, foram realizados orçamentos com diversos possíveis fornecedores de embalagem.

Resultados

A entrega final foi um relatório que integrava ambos os Estudos realizados, de conservantes e embalagem. Com o relatório, o cliente encontrou o motivo pelo qual os camarões estavam apresentando manchas escuras, como evitá-lo e aumentar o prazo de validade de seu produto.

Lições Aprendidas

A solução encontrada e inicialmente apresentada pela CSTQ Jr. foi surpreendente, mas não era a primeira opção do cliente. Porém, o problema também era diferente do que havia se imaginado e demandou uma solução criativa, que posteriormente foi adaptada para a realidade do cliente.

Postagens Relacionadas