O serviço se baseou em um Manual de Boas Práticas e Desenvolvimento de Layout para a empresa MCJ Cosméticos. O trabalho consistiu na padronização dos processos operacionais (POP’s), na delimitação das tarefas, na constatação do clima institucional e no desenvolvimento de um layout.

O Cliente

A MCJ Cosméticos é uma empresa que trabalha com serviços de terceirização cosmética, desenvolvendo e fabricando produtos personalizados. Ela entrou em contato com a CSTQ Jr. buscando uma maior eficiência nos seus prcessos.

O Problema

O cliente desejava uma padronização de seus processos para que pudesse ter mais controle e eficácia em sua produção. Dessa forma, eles poderiam garantir a qualidade do seu serviço, um bom funcionamento do empreendimento e conseguir alinhar o objetivo dos funcionários da empresa.

Com esse intuito, a CSTQ Jr. ofereceu a eles o serviço de Manual de Boas Práticas e Desenvolvimento de Layout, para que, nas sete áreas identificadas, ocorresse o estudo dos processos base da empresa e dos funcionários. Assim, eles poderiam criar os POP’s com o intuito de estabelecer um bom Layout.

A Solução

Os consultores da nossa empresa, responsáveis pelo projeto adequaram esse problema ao serviço de Otimização de Processos. Sendo que dentro desse grupo estão os serviços de Manual de Boas Práticas e Desenvolvimento de Layout. Assim, o projeto ficou divido em:

  • Visitas: Essa etapa foi necessária para conhecer o métodos utilizados por eles. Além disso, também foi essencial para conhecer os funcionários que também fariam parte do processo.
  • Pesquisa de avaliação de conhecimento: Essa pesquisa foi requisitada pela própria empresa e as perguntas foram divididas entre colaboradores e gerentes. Elas tinham como objetivo constatar o clima organizacional no meio interno. Pode-se elencar como principal meta, a implementação de medidas, quando necessário, para garantir o alinhamento com a cultura proposta pela empresa.
  • Manual de Boas Práticas: O manual era a maior parte do trabalho, porque eles precisam unir o que perceberam na visita e garantir o cumprimento do que foi pedido.  Para isso, eles criaram POP’s para as seguintes partes:
  1. Recebimento e armazenagem de matéria prima; 
  2. Produção e análise;
  3. Higiene pessoal;
  4. Segurança (EPI e EPC);
  5. Fórmula Padrão;
  6. Envase e acondicionamento (padrão de envase, nível de enchimento, tolerância)
  7.  Identificação de equipamentos (classificação por tipo, localização).
  • Desenvolvimento de Layout: Esse estudo tem como objetivo saber a melhor disposição de equipamentos na empresa, evitando a perda de tempo do deslocamento. Ele também garante uma maior produtividade no meio de trabalho, consequentemente uma maior lucro.

Resultados

Com todos os passos realizados da melhor forma com pesquisas embasando os resultados, foi entregue ao cliente um relatório com o manual, o resultado das avaliações e o relatório do layout.

A MCJ Cosméticos ficou satisfeita com a entrega, pois puderam melhorar sua taxa de produção, e garantir uma boa qualidade de seus produtos. Ademais, ocorreu também o alinhamento dos interesses da empresa com seus funcionários, garantindo coerência de pensamentos.

Lições Aprendidas

Esse projeto, apesar de incluir apenas um tópico da carta de serviço foi um processo longo e duradouro. Tendo isso em vista, um grande problema foi conciliar a vida acadêmica e o trabalho no projeto. Para solucionar isso os membros chegaram a ter reuniões online para garantir que a equipe estaria completa. 

Outro desafio enfrentado foi garantir que todos do grupo estavam satisfeitos com a tarefa que estavam realizando no projeto. Para isso, a gerente do projeto tentou adequar as áreas trabalhadas com os interesses de cada um, evitando assim desmotivação. Além disso, ela também sempre se manteve aberta a sugestões e feedbacks para garantir uma boa dinâmica do grupo.

Por fim, uma comunicação não totalmente suficiente entre a CSTQ Jr. e a MCJ fez com alterações não esperadas fossem requisitadas, e assim mudanças tiveram que ser feitas para garantir excelência no trabalho. Dessa forma, especificar o pedido da empresa, com todos os detalhes, vem como uma lição aprendida para que não hajam demandas de última hora.

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