Resumo
Nesse projeto, a CSTQ Jr. realizou o desejo do cliente que buscava a padronização de processos e a adequação de sua hamburgueria às normas da ANVISA. Diante disso, foi realizado um Manual de Boas Práticas (MBP) e de Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s).
Além disso, através da personalização dos nossos serviços para atender a necessidade do cliente, foi proporcionado um levantamento de empresas capazes de fazer a coleta de lixo do estabelecimento, como também o treinamento dos funcionários acerca dos procedimentos contidos no Manual.
Cliente
O cliente é uma hamburgueria que tinha como objetivo permanecer dentro das legislações vigentes da ANVISA, tendo o desejo de atualizar seu Manual de Boas Práticas. Além disso, o cliente relatou dificuldades com as empresas coletoras de lixo.
Problema
Segundo a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nª 216, o Manual de Boas Práticas é um documento obrigatório para estabelecimentos ou indústrias que realizam serviços de manipulação, armazenamento, transporte e/ou comercialização de alimentos.
Tanto o MBP quanto o POP’s garantem as condições higiênico-sanitárias dos alimentos, incluindo o manejo de resíduos produzidos. Eles possibilitam ao estabelecimento proporcionar uma metodologia de trabalho que permita o monitoramento de todo o processo de controle e produção, a fim de detectar, reduzir e eliminar possíveis falhas, antecipadamente, garantindo um produto de qualidade.
Como a empresa é uma hamburgueria responsável por atividades que envolvem a manipulação de alimentos, ela possui a responsabilidade da implementação e manutenção do programa das Boas Práticas.
Diante disso, o nosso cliente apresentava dificuldades acerca das empresas coletoras de lixo, como também possuía o seu MBP desatualizado.
Solução
O projeto foi iniciado com visitas presenciais ao estabelecimento da hamburgueria, para observar e diagnosticar as etapas dos seus processos. Estas visitas permitem uma melhor compreensão das tarefas e organização da empresa, o que possibilita a qualidade dos POP’s.
Em seguida, foi realizado um levantamento das empresas que apresentavam o maior custo-benefício para a coleta de lixo na localidade.
Por fim, foi elaborado o Manual de Boas Práticas, contendo todos os procedimentos operacionais padrão. Também foi feito um treinamento presencial com a equipe.
Resultado
Após as visitas presenciais e os estudos acerca da legislação, o cliente obteve diversas entregas parciais ao longo do projeto, para acompanhar o desenvolvimento e pesquisa dos nossos assessores.
Ao final, foram entregues diversos relatórios, sendo eles:
- Um relatório contendo empresas capazes de fazer a coleta de lixo;
- Relatório contendo o organograma da empresa;
- relatório contendo o plano de ação para adequação às normas vigentes;
- Manual de Boas Práticas (MBP) e Manual de Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) em pdf.
Lições Aprendidas
Foram colocadas à prova a competência, a resiliência e a determinação dos nossos membros, pois era um projeto extenso, complexo e que necessitava de diversas visitas. Contudo, a equipe foi capaz de entregar, no prazo, um projeto que atendia todas às necessidades e expectativas do cliente.
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Consultoria e Serviços em Tecnologias Químicashttps://cstqjr.com.br/author/admincstqjr/
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