Áreas da Metalurgia

Áreas da Metalurgia

A metalurgia estuda os fenômenos físico-químicos associados à extração, refino e fabricação de metais e suas ligas, entre outros processos. Ela é dividida em três áreas: a extrativa, a física e a de transformação.

Metalurgia Extrativa:

Aqui trabalha-se a obtenção e beneficiamento de minérios, a partir dos processos pré-extrativos, a aquisição de metais elementares a partir de seus respectivos minérios, pelos processos extrativos e a produção de ligas metálicas em composições bem definidas, também conhecida como refino. 

Metalurgia Física:

Dedica-se à estrutura dos metais e suas propriedades, avaliando suas aplicações e desempenho. Assim, são abordados aspectos envolvendo imperfeições cristalinas, transformações de fase, como fundição e soldagem, tratamentos térmicos, termomecânicos e termoquímicos, conformação plástica e comportamento mecânico de metais e ligas sob condições de carregamento estático e dinâmico.

Metalurgia de Transformação:

Aborda processos mecânicos e metalúrgicos, em que tensões são utilizadas para alterar a forma do metal. E processos mecânicos, que são classificados de acordo com a magnitude dessas tensões. Vale ressaltar que nos processos metalúrgicos, a energia utilizada para promover transformações físicas ao metal é a térmica, dessa forma, os processos metalúrgicos são classificados de acordo com as temperaturas aplicadas. Ainda dentro da metalurgia, tem-se a siderurgia, que é o ramo específico aplicado a metais ferrosos (ferro e suas ligas).

Qual é o papel da Engenharia Química nessa área?

Ela é responsável pela transformação de matérias-primas e pelo processamento de produtos químicos, desenvolvendo e melhorando diversos insumos e produtos presentes no dia-a-dia da humanidade. Assim, sua qualificação é mais do que pertinente para a atuação na indústria metalúrgica. Embora inicialmente essa não seja uma correlação intuitiva, a ampla educação científica e de engenharia fornecem bases sólidas para a especialização em processos metalúrgicos. Dessa forma, o engenheiro químico pode desempenhar papéis importantes na extração e processamento de metais, na criação de projetos, construção, operação e gerenciamento de fábricas responsáveis pelo processamento físico-químico desses materiais.

Postagens Relacionadas