Principais Parâmetros Determinados em uma Análise de Água

Seja qual for a área de atuação da sua empresa, a água é um dos principais recursos utilizados. Desde a alimentação dos seus funcionários, até a agregação como matéria prima, a água precisa seguir certos parâmetros. Dessa forma, para evitar problemas de saúde pública e de eficiência é necessário uma análise de água.

Legislação

Cada estado brasileiro, além de seguir as leis nacionais sobre a captação, uso e descarte, também tem peculiaridades conforme a disponibilidade de recursos hídricos e os principais tipos de indústrias de cada região. Dessa forma é difícil citar todas as regulamentações a respeito. A melhor saída é abranger o que todas concordam, quando o assunto é qualidade da água. No Distrito Federal, o papel de garantir a qualidade da água do consumidor é realizado pela CAESB.

Entretanto, existem dezenas de parâmetros necessários para se qualificar uma amostra no que diz respeito à potabilidade. Portanto, se a água for usada como líquido de refrigeração, lubrificação ou matéria-prima o mais importante é saber quais parâmetros o seu processo de fato necessita.

Principais parâmetros

De forma geral, os parâmetros mais utilizados para análise da água são:

pH

O pH é o equilíbrio entre os íons H+ e OH. Sendo que para valores acima de 7 têm-se uma água alcalina e para medidas abaixo de 7 têm-se uma água ácida. Para usos comerciais, é importante controlar o pH para evitar danos às tubulações e equipamentos metálicos.

O pH da água depende de sua origem e destinação, mas pode ser alterado pela presença de resíduos e efluentes. Por isso é extremamente necessário conhecer a qualidade da fonte e como seu efluente está indo para o sistema de captação.

Coliformes Totais

É uma forma de indicar a presença de microrganismos patogênicos na água. Visto que os coliformes fecais estão presentes nas fezes de mamíferos. Sendo assim, uma grande quantidade de coliformes fecais pode indicar que a água recebeu traços de esgoto doméstico e é potencialmente perigosa para o consumo humano.

Condutividade

A condutividade elétrica é uma medida da concentração total de sais dissolvidos presentes na água. Apesar de não fornecer medidas reais da concentração de um determinado íon presente, ela nos dá uma boa noção da salinidade total. O que indiretamente sugere a origem e o grau de contaminação da água.

A água salobra apresenta elevada condutividade e não é apropriada para consumo humano. Mas dependendo do uso pode ser utilizada no seu processo industrial. De todas as formas, existem limites aceitáveis de condutividade para a água residual, estipulados por lei.

Dureza (CaCO3)

É a presença de sais alcalinos terrosos, ou outros tipos de metais. Esses por sua vez, podem por exemplo, causar a presença de um sabor desagradável e efeitos laxativos na água. Evidentemente, águas duras não são boas para o consumo humano. Entretanto, em usos como refrigeração ou lubrificação de equipamentos, podem significar a perda total de um maquinário devido a deposição deste composto e entupimento das tubulações.

Nitrogênio Total

Nitrogênio em excesso pode ocasionar o crescimento de algas de forma exagerada. Dessa forma, há surgimento de lodo e/ou o fenômeno conhecido como eutrofização, processo onde ocorre a morte completa de todos os organismos complexos do curso hídrico e as algas dominam a paisagem. A remediação de um processo de eutrofização, além de ser demorada, impacta a economia de uma empresa de forma avassaladora. Tanto pelas multas, quanto pelo custo com reagentes e especialistas.

Como a CSTQ Jr. pode te ajudar?

Quer saber mais sobre análise de água? A CSTQ Jr. conta com o apoio da Universidade de Brasília e tem profissionais habilitados para te ajudar e realizar sua análise. Entre em contato agora mesmo e solicite seu orçamento.

Postagens Relacionadas

Categorias de Artigos:

Artigos Recentes:

Nossas Redes Sociais: