Devido ao atual aumento da concorrência e da produtividade e, além disso, à maior exigência do consumidor, se consolidar no mercado se encontra cada vez mais difícil. Dessa forma, para se diferenciar, a busca pela inovação é essencial, seja através da oferta de um novo produto ou de uma nova experiência proporcionada ao consumidor.
A inovação induzida por ferramentas e metodologias pode diminuir as incertezas, criar diferenciais e assim aumentar a capacidade competitiva no mercado de atuação, além de garantir níveis mais elevados em relação à satisfação de seus clientes, colaboradores e fornecedores.
Mas como impulsionar a geração de ideias inovadoras para seu produto? A seguir, apresentamos 4 ideias para você dar início ao processo de inovação.
1- Brain-Writing:
Os participantes deste exercício posicionam-se sentados ao redor de uma mesa ou, se preferirem, sentados no chão em um círculo. Cada um recebe uma folha de papel onde deve escrever suas ideias de inovação em produtos. Ao fim, passam a folha para o participante à sua direita, que lê as ideias mentalmente, acrescenta comentários e sugestões. E dessa forma isso se repete até que todos tenham lido e feito notas nas ideias uns dos outros. Em seguida, pode-se iniciar uma discussão acerca das ideias sugeridas, motivando o pensamento criativo.
2- Os 6 chapéus pensadores:
É indiscutível que cada pessoa pensa de forma particular, nesse método, elas são convidadas a interpretar um papel e pensar de forma dirigida e, assim, se desprender de velhos conceitos. Neste exercício, cada um dos participantes usa um chapéu imaginário diferente, onde cada um representa uma forma de resposta e, assim, corresponde a uma personalidade específica. Isso possibilita uma análise diferenciada e que abrange uma variedade maior de percepções.
3- Scamper:
É provavelmente uma das técnicas mais conhecidas de geração de ideias. O Scamper se baseia em usar cada uma das letras do acrônimo para submeter um produto existente, protótipo ou conceito à uma ação que visa melhorá-lo ou torná-lo totalmente novo. A ideia é seguir os seguintes questionamentos:
.S – Substituir: Há algum produto que possa substituir o existente?
.C – Combinar: Ao combinar a ideia atual com algo diferente é possível gerar algo novo?
.A – Adaptar: É possível adaptar a minha ideia para torná-la ainda melhor?
.M – Modificar, minimizar ou maximizar: Meu produto pode ser modificado?
.P – Pensar em outros usos: Posso usar minha ideia em outro mercado diferente do atual?
.E – Eliminar: Há algum detalhe do produto que posso eliminar?
.R – Reverter e rearranjar: Posso inverter algo em meu produto?
O objetivo é ser fantasioso nas respostas e dessa forma esse exercício nos leva a encontrar uma maneira realmente diferente de enxergar um novo produto ou uso para ele.
4- Produto reverso:
Pense em alguns produtos de sucesso no mercado. Convide o grupo a pensar para que serviriam se fizessem o oposto do que fazem. Por exemplo: para que serviria uma fita adesiva que não cola, mas que se solta facilmente e depois volta a colar? Talvez você não tenha percebido, mas essa é a definição de um post-it. O uso do raciocínio do produto reverso pode sugerir ideias que realmente geram inovações disruptivas.
Como a CSTQ Jr. pode te ajudar?
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