Influência da Embalagem no Prazo de Validade

Durante o transporte e armazenagem, um produto está exposto a diversas condições que acabam alterando a sua qualidade ou até mesmo o tornando impróprio para o consumo. Dessa forma, surge a expressão shelf-life ou tempo de prateleira que é o período que o alimento se encontra adequado para o consumo e também a relação da embalagem com o prazo de validade.

Mas por que ele está em foco?

Cada vez mais os clientes buscam produtos que demoram a estragar, por serem mais práticos e mais acessíveis. Eles também são vantajosos para as indústrias, pois diminuem o desperdício. Visando tudo isso, foram desenvolvidas várias técnicas que aumentam cada vez mais esse prazo. Confira abaixo uma das principais formas de se estender o prazo de validade do seu produto:

Embalagem

Uma boa escolha de embalagem para o produto garante que seus componentes sejam mantidos inalterados pelo máximo de tempo possível. Atualmente elas não só exercem uma papel intrínseco, de proteger o que está sendo armazenado, como também atuam diretamente em sua composição.

Embalagem a vácuo:

A embalagem a vácuo consiste em retirar o ar que está em contanto com alimento evitando, portanto, a proliferação de bactérias que dependem de oxigênio. Além disso, estimasse que o shelf-life seja aumentando em 5 vezes e que os produtos que seguem esse processo se assemelhem aos in nature.

MAP:

São embalagens com atmosfera modificada que consistem em alterar o ambiente que envolve o produto. Elas funcionam porque suas superfícies são permeáveis permitindo a utilização de misturas gasosa.

Os gases utilizados são o dióxido de carbono, o nitrogênio e o oxigênio. Dessa forma, o dióxido de carbono controla o crescimento de micro bactérias e o nitrogênio previne a deterioração aeróbica.

Deseja desenvolvem uma embalagem para o seu produto? A CSTQ Jr. faz esse serviço aumentando a vida útil do seu produto!  Entre em contato conosco e peça seu orçamento gratuito!

Postagens Relacionadas