O que é a indústria têxtil?
Primeiramente, a indústria têxtil é responsável por transformar fibras em fios, fios em tecidos e tecidos em artigos como vestuário, roupas de cama, mesa e banho, tapetes, cortinas etc. Sobretudo, fibras são materiais cujo comprimento é, no mínimo, 100 vezes o seu diâmetro ou largura. Dessa forma, para atenderem à produção têxtil, as fibras devem apresentar características de comprimento, força, flexibilidade, elasticidade, ondulação, retenção de umidade, entre outras, adequadas.
Etapas de produção
Na indústria têxtil, a produção é dividida basicamente em quatro etapas: fiação, tecelagem, malharia e beneficiamento de tecidos. Por isso, a primeira envolve a transformação das fibras em fios. Sendo elas naturais ou sintéticas. Dessa maneira, as primeiras englobam as de origem animal, como a lã e a seda, e as de origem vegetal, como o algodão, a juta e o linho. Já as sintéticas, por sua vez, são obtidas a partir de polímeros sintéticos, como o elastano, a poliamida e o poliuretano, e englobam, por exemplo, o náilon e o poliéster.
A segunda etapa, a de tecelagem, corresponde à formação dos tecidos têxteis pelo entrelaçamento entre fios de trama (transversais) e de urdidura (longitudinais). Dessa forma, na malharia, os fios de trama e de urdidura são entrelaçados paralelamente, ambos na vertical ou na horizontal. Por fim, a última etapa da produção na indústria têxtil é a do beneficiamento dos fios. Após a formação do tecido, o melhoramento das condições tácteis e visuais deste, bem como seu tingimento ou estampagem são realizados a fim de dar acabamento ao tecido.
Qual o papel do Engenheiro Químico nesta área?
Na indústria têxtil, o profissional da Engenharia Química pode aplicar seus conhecimentos para desenvolver ou otimizar processos químicos em indústrias relacionadas à fabricação de polímeros e fibras. Além disso, sua atuação irá se concentrar na solução de problemas relacionados ao processamento de polímeros, fibras, aplicações de revestimento e estruturas (fios e tecidos). Além disso, o Engenheiro Químico pode desempenhar um papel na tintura, recuperação de corantes e de outros produtos químicos usados na indústria têxtil.
A importância da Indústria Têxtil no mercado brasileiro
No Brasil, segundo dados do Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria têxtil (Comtextil) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), há 27 mil indústrias do segmento. A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit) aponta que o setor é responsável por 16,7% dos empregos no país. Além disso, o Brasil é o maior produtor e consumidor de denim e o quarto maior produtor de malhas do mundo. Na indústria têxtil, o país responde por 2,4% da produção mundial.
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/