O que é o Látex de Borracha Natural (LBN)?
Para saber mais sobre a indústria de látex, antes é necessário saber sua origem. Oriunda de uma planta originária da floresta Amazônica, a seringueira, o látex é um composto natural de aspecto leitoso, extraído dessa árvore através de incisões feitas no seu tronco (sangria).
Ele apresenta mais comumente cor branca, entretanto também pode ser encontrado nas variantes incolor, amarelo, vermelho e alaranjado. O látex é um composto de acidez neutra e que não produz resíduo. Devido a suas características, sua principal finalidade é a produção de borracha natural. Além desta, existe a borracha sintética, produzida a partir do petróleo. No entanto, a borracha natural é um produto de alta qualidade devido às suas características.
A história da Borracha Natural
Havendo mais de 11 espécies diferentes de seringueira, a árvore, apesar de ser originária da região amazônica, se adapta muito bem a outros climas e regiões geográficas. Os países da América do Sul e do Sudeste Asiático estão entre os maiores produtores mundiais de látex.
Os primeiros a trabalharem com o látex foram os nativos da região amazônica, que o utilizavam para produzir bolas de borracha para lazer. No entanto, centenas de anos se passariam até que outras finalidades fossem dadas ao látex. No século XVIII, foi descoberta a propriedade de apagador para a borracha. Em meados do século XIX, foram desenvolvidas novas técnicas que tornavam a borracha do látex menos quebradiça e mais maleável, o que permitiu seu uso em larga escala na fabricação de pneus para a recém-nascida indústria automobilística.
A borracha natural foi a maior fonte para produção de pneus até a Segunda Guerra Mundial. Logo após isto, ela foi gradualmente substituída pela borracha sintética, que poderia ser largamente produzida em escala industrial.
Apesar disto, atualmente o látex ainda é amplamente utilizado na confecção de diversos produtos e compõe uma parte significativa da atividade econômica na região amazônica. Dessa forma, alguns dos produtos feitos a partir dele são: utensílios de borracha para cozinha, bicos de mamadeira, chupetas, balões de festa, borrachas escolares, luvas, solados de calçados, galochas, capas de chuva etc. Existe uma infinidade de produtos associados ao látex atualmente.
De onde veio o nome Borracha?
A palavra borracha vem do espanhol borracha, que significa garrafa, bota para vinho. Bota para vinho é um recipiente para líquidos típico da Espanha, feita de couro e revestida de pixe, tendo um formato típico de gota. Os nativos da Amazônia utilizavam um recipiente semelhante a este, feitos com couros de animais e revestido com a borracha para impermeabilizar o interior. Dada a semelhança entre esses recipientes, deu-se o nome de borracha à seiva utilizada.
A indústria do Látex
Atualmente, cerca de 80% da produção mundial de látex é da Tailândia, Malásia e Indonésia. A maior parte do látex é utilizada na produção de pneus. O Brasil produz anualmente cerca de 180 mil toneladas de borracha natural, porém é responsável por apenas 1% da produção mundial e precisa importar a maior parte da demanda por borracha natural.
Dezesseis estados brasileiros produzem látex, sendo o estado de São Paulo o maior responsável, contribuindo com 60% da produção nacional. Atualmente, a indústria extrativista emprega mais de 100 mil pessoas no país inteiro.
Fabricação da Borracha Natural
A borracha natural, sem nenhum tratamento, é bastante elástica e pouco resistente e precisa passar por um processo conhecido como vulcanização para se tornar mais resistente. Este processo consiste basicamente na queima da borracha crua, com o uso de compostos sulfurados, para que ela obtenha essas características.
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/