Emissão de Carbono

O gás carbônico é um dos gases do efeito estufa, em especial o dióxido de carbono.  Dentre as principais fontes de emissão deste gás está o desmatamento, o uso de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo, o carvão e o gás natural para gerar energia, bem como a atividade agropecuária e industrial.

No entanto, a grande concentração deste gás na atmosfera têm causado grandes problemas ambientais, como a intensificação do efeito estufa e aumento da temperatura da Terra.

Efeito Estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural que acontece no planeta Terra através dos gases-estufa como, o óxido nitroso, o hexafluoreto de enxofre e o metano.  Eles são responsáveis por absorver parte dos raios solares que chegam à superfície terrestre e os impedem de serem irradiados de volta ao espaço. Assim, possibilitando assim o aquecimento do planeta e a vida humana.

Contudo, devido ao grande acúmulo destes gases, mais quantidade de calor está sendo retida na atmosfera, resultando no aumento de temperatura. Essa situação dá origem ao aquecimento global. Com isso, atividades antrópicas nas últimas décadas promoveram a intensificação do aquecimento normal que o planeta sofre, através do aumento na emissão desses gases, sendo o principal deles o gás carbônico.

Emissão de gases de efeito estufa no Brasil

Em um artigo publicado pelo Carbon Fried, o Brasil é o quarto país que mais contribuiu para as emissões históricas de dióxido de carbono. De acordo com este estudo, o Brasil contribuiu com 5%  das emissões no período 1850-2021, principalmente por causa do desmatamento descontrolado. 

Além disso, as emissões brasileiras de gases de efeito estufa cresceram 9,5% em 20200. Indo em contramão ao restante do mundo, visto que em outros países elas despencaram em quase 7% devido à pandemia de Covid-19. Segundo dados do Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (SEEG).

Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (SEEG)

Órgão responsável por coletar dados sobre a emissão de carbono, afirmou que o Brasil é o 6° maior poluente do mundo. O setor de mudanças de uso da terra e florestas foi responsável por 44% da emissão. Uma vez que, ele está ligado ao desmatamento, degradação do solo, queimadas, entre outros.

Destaca-se o setor agropecuário, responsável também pelo desmatamento. Além disso, existe o fator logística de entrega associado à longas distâncias percorridas, aumentando a emissão de poluentes.

Alternativas sustentáveis

Relacionado a indústria, o progresso tecnológico e consultorias com empresas especializadas permitem quantificar o carbono emitido na produção. Dessa forma, é possível buscar ações que mitiguem os efeitos provocados por esse setor.


A reutilização de água, uso de matérias primas 100% recicláveis e fontes alternativas de energia limpa, como o etanol e biodiesel, projetos de reflorestamento e descarte adequado também constituem práticas que diminuem impactos ambientais e assim melhoram a imagem da empresa por meio de um desenvolvimento ecologicamente correto.

Como a CSTQ pode te ajudar?

A CSTQ Jr se orgulha de ser uma empresa ecológica, realizando serviços ambientais que impactam realidades. Deseja realizar um projeto ambiental?  Entre em contato conosco e marque uma reunião diagnóstica gratuita!

Postagens Relacionadas