A otimização de processos caracteriza-se como um processo fundamental para o sucesso a longo prazo da sua empresa. Uma vez que, esse processo garante a manutenção e crescimento sustentável da organização e sua execução equivale a uma gestão mais ágil e moderna, que atesta uma posição vantajosa no mercado, um gerenciamento de estoque.
Mas por que meu estoque é tão importante?
Dentro do universo da otimização, uma peça chave é ter seu estoque otimizado. Já que falhas de gerenciamento no estoque podem levar a uma série de prejuízos. Podendo, portanto, gerar serviços de baixa qualidade, redução de eficácia e aumento de gastos. Além disso uma falha nesse ponto tão crucial pode ocasionar erros em série no processo produtivo que normalmente não se sabe que existe uma causa comum.
Como saber se meu estoque está com problemas
Para se ter ao certo uma análise fiel de qualquer parte da sua organização o ideal é sempre procurar uma opinião externa, livre de qualquer possível envolvimento com a empresa. Entretanto se você já quer começar a verificar se sua empresa está sofrendo com falta de organização, confira abaixo um checklist dos 6 indicadores chave de um estoque com problemas:
[ ] “Compro mais/menos que o necessário”
Falta de controle nas quantidades de produto a serem armazenadas levam sempre a perdas. Com material demais estocado, você retém muito capital de giro e se forem perecíveis ou produtos podem estragar. Por outro lado, se o costume é faltar material, além de atrasar a linha de montagem você também pode causar problemas de relacionamento com seu cliente devido a espera e quebra de expectativa.
[ ] “Não administro o movimento no meu inventário”
Sem uma boa administração do seu inventário, você se sujeita a sofrer divergências entre seu registro e o que realmente está presente no estoque físico. Dessa forma você não tem noção do quanto de fato você precisa comprar. Isso representa um grande problema para a empresa e falha na administração do seu estoque.
[ ] “Perco muitos produtos durante a etapa de armazenamento”
Manter produtos em condições inadequadas é uma situação de má gerência de armazenamento. Visto que, certos produtos precisam seguir boas práticas no armazenamento. Além das condições físicas de estocagem (temperatura e umidade) alguns produtos não podem ser alocados próximos uns dos outros.
[ ] “Não monitoro o acesso ao meu estoque”
A carência de monitoramento de quem acessa o armazém ou uma falta de vigilância por câmeras, submete a segurança do depósito a riscos sanitários e econômicos. Além disso somente ao se controlar a entrada de pessoal, é possível responsabilizar colaboradores por possíveis problemas ocorridos durante sua ausência.
[ ] “Não avalio meu inventário periodicamente”
Gerir seu estoque deve ser um hábito. Uma vez que, a ausência de uma conferência periódica, tira a chance de constatar incompatibilidades no inventário que apenas uma simples planilha não consegue identificar.
[ ] “Meu registro de produto é genérico e sem uma descrição detalhada”
Sem uma boa descrição e registro específico para produtos, você corre o risco de gerar baixas incorretas de produtos e reduzir a eficiência de busca de artigos no estoque. Dessa forma, com um bom sistema de códigos é possivel reduzir o problema de se procurar algo no estoque a algo intuitivo e fácil de se ensinar para novos funcionários.
A CSTQ Jr. oferece apoio para a implementação e capacitação dos seus funcionários no gerenciamento do seu estoque. Entre em contato conosco e solicite seu orçamento gratuito!
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/