Desde a descoberta do fogo o ser humano vem descobrindo uma infinidade de fontes e aplicações para as gorduras/óleos. Tintas, sabão, combustíveis renováveis e alimentação são apenas algumas das formas que o ser humano moderno usa compostos desse grupo.
Dessa forma temos exemplos de óleos e gorduras em vários itens que consumimos diariamente em nossas casas. No caso de empresas e seus processos a escolha por uma variante ou outra dependerá de uma infinidade de fatores, desde a cor até a fração de ácidos insaturados.
Óleo x Gordura
Os óleos são derivados de fontes animais, mas muitos ainda acreditam que os óleos são derivados apenas de vegetais e gorduras. Porém de acordo com a RDC nº 270 de 2005 da ANVISA, a diferença de óleos e gorduras independe de sua fonte oleaginosa, apenas do seu estado físico à temperatura ambiente (25°C), sendo esse líquido, sólido ou pastoso. O óleo é líquido a essa temperatura e a gordura sólida ou pastosa.
O que fazer com o óleo e gordura residual em casa?
Óleos e gorduras são substâncias altamente poluentes quando entram em contato com corpos hídricos, como lagos, rios ou o mar. O exemplo mais comum dessa poluição ocorre quando um acidente ocorre em alto mar e o oceano fica completamente marcado pela contaminação.
Para se ter noção, apenas uma gota de óleo pode contaminar mil litros de água doce. Por isso é muito importante ter um local adequado para seu descarte após o uso. Recipientes plásticos são os mais adequados para a coleta, pelo fato de serem materiais que evitam problemas de corrosão. Sendo a garrafa PET a mais prática e utilizada nos lares brasileiros.
Além disso, o uso da caixa de gordura é imprescindível. Ela consiste em um dispositivo de uso obrigatório que recebe todos os resíduos provenientes da pia da cozinha e lava-louças que impede que a gordura, óleo e resíduos sólidos entrem na rede de esgoto. Através de um descarte correto dos resíduos sua manutenção é menos frequente, apesar de ainda ser necessária.
Existem outras alternativas?
Além da importância ambiental do reaproveitamento dessa matéria-prima, ela pode ser uma alternativa para geração de renda. Biocombustíveis como diesel e bióleo, fabricação de sabão, são algumas formas que podemos usá-lo. Já existem empresas que realizam a coleta para beneficiamento, entretanto, várias distribuidoras de água, como a CAESB em Brasília, também fazem esse recolhimento em postos espalhados por toda a cidade.
Quer saber mais?
Para mais informações entre em contato com a empresa responsável pelo tratamento de águas e efluentes da sua cidade. Nós da CSTQ Jr. fazemos workshops de produção de sabão por meio de óleo residual e podemos, portanto, ajudá-lo a projetar um sistema de captação e reuso do óleo. Quer fazer algo assim no seu condomínio? Na sua escola? Entre em contato com a gente!
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/