Tudo O que Você Precisa Saber: Captação de Águas Pluviais

A água é a principal fonte de vida do planeta chegando até a sociedade por meio de vários ciclos, sendo o da chuva um dos principais. Porém este recurso não é eterno, devido ao mau uso, diversos países já estão em sofrimento causado pela crise hídrica.

O Brasil, mesmo sendo um dos locais com maior reserva de água doce do mundo, enfrentou em 2014 uma forte escassez, sendo necessário o desabastecimento programado até que os reservatórios atingirem os níveis ideais.

O choque fez com que a população brasileira se conscientizasse, porém os bons costumes devem ser mantidos mesmo fora da crise. Um dos jeitos mais simples de se reaproveitar a água é fazer a captação pluvial para uso residencial.

Como fazer uma captação?

Em primeiro lugar, é importante requerer a ajuda de um profissional capacitado devido à complexidade e multidisciplinaridade inerente da implantação de um projeto desse porte. Feito isso, a construção do sistema pode ser iniciada. Ele consiste em coletar a água da chuva antes que ela entre em contato com o solo ou algum outro ente contaminante. 

É necessário fazer o dimensionamento da cisterna, local de armazenamento,  considerando a vazão de água acumulada no telhado e o histórico de chuva da região. Anexo à ela é colocada uma calha, responsável por fazer o transporte da água acumulada. Como fatores adicionais, pode ser instalado um filtro na cisterna para purificação da água.

A água armazenada é bombeada automaticamente para a caixa d’água de acordo com a necessidade da residência. Outros processos podem ser necessários conforme as especificidades do local ou do regime e características das chuvas.

Boas práticas que devem ser mantidas:

O sistema de reaproveitamento é eficaz, mas é necessário que sejam seguidas certas práticas para que a sua eficiência não seja afetada. É recomendado que em momentos de pouca chuva, ocorra uma vistoria no sistema para garantir o bom funcionamento e a qualidade da água proveniente dessa fonte.

A primeira chuva captada após um longo período de seca normalmente é muito contaminada, pois ela fará a limpeza do telhado e das calhas para que as próximas coletas sejam mais limpas. Por isso, sempre é recomendado que se descarte a primeira coleta.

Outra prática importante é a adição de cloro regularmente na água armazenada na cisterna para evitar a proliferação de microorganismos. O filtro na cisterna não é obrigatório, pois a adição de substância purificadoras é normalmente suficiente. Porém, se for adicionado é preciso fazer sua troca regularmente conforme o sugerido pelo fabricante do filtro.

Vantagens e Desvantagens:

A água reutilizada não é própria para o consumo, mas pode ser usada para diversos fins domésticos.

A princípio, o projeto pode apresentar um custo elevado, mas o retorno financeiro acontece de maneira rápida. Esse tempo pode ser facilmente calculado conforme o consumo médio da sua residência ou empreendimento, porém geralmente gira em torno de 1 ano. Além disso, o sistema exige poucas manutenções e essas ainda não precisam ser realizadas por profissionais.

Além do fator econômico, a captação da água das chuvas é uma atitude ecologicamente responsável que permite o aproveitamento de um material que já se mostra escasso nos dias atuais.

Como a CSTQ Jr. pode ajudar?


A CSTQ Jr. possui diversos serviços que podem ajudar no seu negócio! Entre eles, a análise de água pode garantir qualidade e segurança no consumo. Reaja e solucione conosco! Entre em contato e agende uma reunião diagnóstica gratuita.



Postagens Relacionadas