O shelf-life ou prazo de validade indica o tempo médio que um alimento ou produto leva para se deteriorar. Apresentando mudanças no sabor, aroma, textura, aparência ou quaisquer alterações de caráter químico, físico ou microbiológico que inviabilize o seu consumo ou uso.
O que pode afetar o prazo de validade?
Para a correta determinação desse período é necessário saber as condições de fabricação e estocagem do produto. São então, analisadas a temperatura de armazenamento, a umidade do local, o tipo de embalagem e o próprio local de armazenagem.
Condições inerentes de cada produto também podem beneficiar ou prejudicar no tempo de prateleira. Um alimento muito ácido consegue suportar mais tempo, assim como comidas secas ou liofilizadas. Já comidas de origem animal de uso direto, como ovo ou leite, por exemplo, apresentam validade reduzida, devido aos micro-organismos já presentes na matéria prima.
Determinação do shelf-life
Conforme a Anvisa existem duas possibilidades para a determinação do prazo de validade.
Análise microbiológica
Nesse tipo de análise são feitas culturas de bactérias em amostras do alimento, selecionadas com um dia de diferença de uma amostra para a outra. A partir disso é feita uma análise quantitativa do número de bactérias existentes em cada amostra e a fração de seres aeróbicos e anaeróbios. Com esses dados é possível descobrir exatamente quando a comida perde a segurança e torna-se perigosa para o consumo humano.
Análise sensorial
Com essa análise, o alimento é experimentado, a cada dia, por um grupo de pessoas e são obtidas notas para cada aspecto relevante para o produto. Dessa forma conseguimos identificar o ponto onde o alimento não é mais apetitoso, ou ideal para o consumo. Normalmente a validade obtida por essa forma de análise é inferior à análise microbiológica, pois antes do alimento estar realmente “podre” ele já altera sua textura, odor e sabor. Assim, utilizando esse método para o prazo de validade, você garante que seu cliente sempre terá a melhor experiência possível do seu produto.
Legislação
Aspectos como a susceptibilidade do produto de se deteriorar estão relacionados a temperatura, umidade, acidez, nutrientes e tempo de armazenamento, tal que as alterações dessas condições podem permitir a proliferação mais rápida de microrganismos no ambiente.
É claro que as condições de armazenamentos que seu cliente expor seu produto podem fazê-lo se deteriorar mais rapidamente. De toda forma a legislação exige que alimentos perecíveis e industrializados possuam no rótulo instruções sobre as condições de conservação do transporte ao consumo e o prazo de validade. A ausência de tais informações e a comercialização de produtos impróprios para o consumo configura em infração sanitária e portanto, sujeitar a demais penalidades.
Benefícios Extras
A partir de uma análise correta da validade dos seus produtos, é possível melhorar o controle do seu estoque e diminuir perdas. Além disso, a sua produção pode ser otimizada para que haja a redução de problemas e excessos na compra de matéria-prima. Organizar o estoque baseado no prazo de validade ou temperatura de armazenamento podem facilitar a logística e prolongar a vida útil dos produtos para a comercialização.
Como a CSTQ Jr. pode te ajudar?
A CSTQ, empresa júnior da Universidade de Brasília, presta serviço de consultoria de shelf-life. Entre em contato conosco para sanar suas dúvidas sobre como aumentar o prazo de validade de um produto!
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/
-
webinsidehttps://cstqjr.com.br/author/webinside/