Por que desenvolver um novo produto?
No mercado atual, competitivo e dinâmico, desenvolver um novo produto vem sendo uma das principais formas para que empresas se diferenciem dos concorrentes e agreguem valor para os clientes.
No entanto, desenvolver um novo produto, apesar de ser uma vantagem, representa um caminho desafiador. Dessa forma, um bom planejamento é necessário desde o início para oferecer algo com alto valor agregado, obtendo destaque dentro do mercado.
Quais etapas são necessárias para desenvolver um bom produto?
Quer desenvolver um produto novo e não tem ideia de por onde começar? Atente-se ao checklist abaixo e siga alguns passos essenciais antes de iniciar o desenvolvimento de seu produto:
[ ] O meu produto representa uma solução a algum problema? Qual é o seu objetivo?
Antes de tudo, um bom produto representa uma solução ao problema de alguém. Nessa etapa não é obrigatório ter uma pesquisa, mas atente-se ao seu redor. Converse com amigos, clientes e até mesmo funcionários e perceba oportunidades no mercado que você seja capaz de preencher.
[ ] Esse produto apresenta uma demanda significativa? Qual o cenário para esse produto dentro do mercado?
Após verificar a função do seu produto para uma clientela determinada, é essencial saber se essa solução se destina a um público considerável e como ele se apresenta dentro do mercado. Se já existe concorrência, tendências econômicas e mudanças no hábito de consumo são alguns exemplos de indicadores a se buscar.
[ ] Para quem quero vender esse produto?
Você já fez uma análise rápida e viu que existe um ambiente propício a receber seu produto. Mas para quem vendê-lo? Ter uma noção clara do seu público é fundamental para o sucesso da sua ideia.
Muitas vezes empresas têm produtos inovadores e com grande potencial mercantil, mas um direcionamento errado de público levam ao insucesso daquela ideia. Procure fazer uma pesquisa completa de mercado visando conhecer seu público e potenciais clientes.
[ ] Eu conheço a legislação por trás da concepção do meu produto?
Conhecer as leis vigentes que regem a execução da sua ideia é crucial para garantir que seu produto não tenha nenhuma restrição legal e evitar possíveis dores de cabeça no futuro.
[ ] Já sei como vender e lançar esse produto?
Primordial para a execução de qualquer plano é saber se sua empresa está pronta para realizar esse próximo passo. Ter uma estratégia e objetivos claros é a chave para o lançamento de um bom produto.
Busque realizar estudos para o desenvolvimento do seu produto, faça análises básicas, mas essenciais, como a SWOT e um Business Model Canvas para conseguir entender como direcionar os processos da sua empresa para a criação do novo produto.
Como a CSTQ Jr. pode te ajudar
Um bom planejamento e conhecimento são a chave para você começar a desenvolver seu produto e estar mais perto do sucesso. Quer saber mais sobre o desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos? Fale conosco e solicite o suporte necessário para dar esse passo em direção ao sucesso.
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