Você sabe de onde vêm o açúcar e o etanol?
A resposta para essa pergunta é: indústria sucroalcooleira! A indústria sucroalcooleira é responsável por produzir o açúcar do cafezinho e o álcool dos postos de abastecimento, além de fornecer matéria-prima para outras indústrias. No Brasil, seu principal insumo é a cana-de-açúcar, da qual são extraídos os açúcares que darão origem ao açúcar comum e ao etanol.
Como é o processo produtivo?
Depois de colhida, a cana é picada e processada em um desfibrador, com o objetivo de facilitar a obtenção do caldo na etapa de extração. Assim, nessa etapa, em moendas ou difusores, bagaço e caldo são separados. Esse bagaço é aproveitado nas caldeiras da usina para geração de energia. O caldo, por sua vez, passa por um tratamento que possui como objetivo remover impurezas nele contidas. Assim, essa etapa envolve desde o peneiramento e a centrifugação do caldo, separando materiais sólidos do líquido, até seu tratamento químico.
Depois de tratado, o caldo pode ser encaminhado para a fabricação de açúcar ou etanol. Na fabricação do açúcar, o caldo recebe outro tratamento. O objetivo, desta vez, é inibir a formação de cor e ajustar o pH. Em seguida, o caldo é encaminhado à etapa de evaporação, em que retira-se boa parte da água nele contida, concentrando-o. Na próxima etapa, o cozimento, produz-se o xarope, que é separado em dois produtos na centrifugação. Um deles é o açúcar, que é, finalmente, secado para retirada da umidade contida nos cristais.
Na fabricação do etanol, o caldo é purificado e esterilizado. Em seguida, é encaminhado à etapa de fermentação, onde os açúcares são transformados em álcool pela ação de leveduras. O vinho, produto da fermentação, é, então, centrifugado (para retirada dos microrganismos fermentadores) e encaminhado à destilaria. Assim, água e álcool são separados, formando o álcool hidratado, que é comercializado nos postos de abastecimento e abastecido nos motores flex. Este álcool hidratado pode, ainda, ser encaminhado à etapa de desidratação, na qual o produto de interesse é o álcool anidro, aquele utilizado como aditivo para a gasolina.
E além do café e dos postos de abastecimento, “para onde” vão o açúcar e o etanol?
O açúcar pode ser comercializado na forma como produzido (refinado, cristal, demerara) ou como insumo para outras indústrias. São elas: a de alimentos (sendo utilizado como ingrediente na fabricação de bebidas, doces, bolos, biscoitos, cereais etc.) e a farmacêutica (estando presente na composição de xaropes e excipientes de medicamentos, por exemplo). Além disso, o etanol é comercializado como combustível, mas também está presente em produtos como medicamentos, plástico verde, tintas, vernizes, cosméticos, bebidas alcoólicas e produtos de limpeza, entre outros.
-
Ana Lívia Fonsecahttps://cstqjr.com.br/author/ana-livia-fonseca/
-
Ana Lívia Fonsecahttps://cstqjr.com.br/author/ana-livia-fonseca/
-
Ana Lívia Fonsecahttps://cstqjr.com.br/author/ana-livia-fonseca/
-
Ana Lívia Fonsecahttps://cstqjr.com.br/author/ana-livia-fonseca/