O mercado pet brasileiro está em crescimento contínuo, de acordo com o IPB (Instituto Pet Brasil), em 2019 o setor faturou 35,4 bilhões de reais, o que caracteriza um crescimento de 3% em relação ao ano anterior. Em 2020, com a situação de pandemia e com o isolamento social, esse segmento não teve a queda observada em outras áreas do mercado, muito pelo contrário, de acordo com a Euromonitor Internacional, o Brasil agora está em segundo lugar mundial no quesito de mercado de produtos para animais de companhia, configurando 6,4% do mercado internacional.
Os gastos com animais de estimação estão concentrados na classe média, que prioriza banho e tosa, alimentação e vacinação dos bichinhos. Assim, vamos nos aprofundar mais no que se refere à alimentação de pets, que pode ser dividida em: industrializada, caseira e natural, e esses segmentos apresentam alimentos divididos em completos, coadjuvantes, específicos e naturais.
Alimentação Industrializada:
É o fornecimento de nutrientes baseado em produtos que passaram por processamento industrial, como as rações, petiscos e sachês encontrados em lojas e supermercados. Eles apresentam tempo de prateleira prolongado pela quantidade de conservantes em sua composição e muitos produtos são adicionados de corantes, aditivos que conferem cor, e flavorizantes, aditivos que conferem sabor e odor. Os alimentos industrializados devem seguir as especificações da Instrução Normativa 30/2009.
Alimentação Caseira:
Consiste em alimentos preparados fora de ambientes industriais e geralmente é feita pelos próprios tutores dos pets. Embora pareça uma alternativa mais saudável ao uso de alimentos industrializados, a alimentação de pets caseira é normalmente preparada sem muito cuidado e não possui o balanceamento correto de nutrientes, o que pode prejudicar o desenvolvimento dos pets e deixá-los mais suscetíveis a doenças adversas. É nesse momento em que entra a alimentação natural.
Alimentação Natural:
É de extrema importância para a saúde dos animais que seus alimentos sejam corretamente manipulados e apresentem o balanceamento nutricional adequado. Este tipo de alimentação para animais de estimação é orientada por profissionais veterinários que levarão em conta fatores como idade, tamanho e espécie dos pets. É uma alimentação que pode ser preparada em casa ou em outros ambientes não industriais, mas possui todo o embasamento de um profissional por trás. Com o mercado para animais de companhia crescendo, algumas marcas estão apostando em produtos feitos à base da alimentação natural.
Agora, definindo os alimentos de acordo com suas características, teremos as quatro separações a seguir.
Alimento Completo:
É destinado à alimentação de animais de estimação, atende a todas as exigências nutricionais do pet. Possui características específicas, funcionais, e é composto por ingredientes, matérias-primas e aditivos.
Alimento Coadjuvante:
Apresenta destinação exclusiva a animais de companhia com distúrbios fisiológicos ou metabólicos. É composto por ingredientes, matérias-primas ou aditivos e atende integralmente às exigências nutricionais específicas do animal. Sua formulação é incondicionalmente privada de qualquer agente farmacológico ativo, como segue a Instrução Normativa 39/2014.
Alimento Específico:
Utilizado unicamente como agrado, prêmio ou recompensa, possui em sua composição ingredientes, matérias-primas ou aditivos, mas que não se caracteriza como alimento completo.
Alimento Natural:
Segundo o relatório completo da AAFCO (Association of American Feed Control Officials) de 2014, alimentos naturais são aqueles “derivados de ingredientes vegetais, animais ou minerais no seu estado natural, ou que tenham sido objeto de transformação física, tratamento térmico, processamento, purificação, extração, hidrólise, enzimólise, fermentação, mas que não tenham em sua composição elementos sintetizados quimicamente, exceto em quantidades inevitáveis pelas boas práticas de fabricação”.
Como podemos te ajudar no segmento de alimentação para pets?
Nesse quesito a CSTQ Jr. possui uma vasta gama de serviços ligados à alimentação, fornecemos soluções relacionadas a análises químicas, ou ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de seu produto a partir, por exemplo, de consultorias de conservantes e de embalagens. Quer fazer um orçamento? Entre em contato conosco!