O reúso de água consiste em dar um novo objetivo para a água ao invés de descartá-la no esgoto ou em uma galeria pluvial. Esse processo, além de trazer retorno para a empresa, agrega pontos positivos ao meio ambiente, sendo cada vez mais necessário a fim de diminuir a escassez hídrica.
Neste sentido, o reúso abrange muito mais do que atividades de conscientização, incluindo, além disso, o controle de perdas e a minimização do consumo de água. Dessa forma, grandes volumes de água potável podem ser poupados pelo reúso, sejam eles residenciais ou industriais.
Tipos de reúso
O reúso de água de uma empresa pode ser de forma indireta ou direta. Na primeira, a água residual é lançada em águas superficiais e subterrâneas. Dependendo do grau de contaminação, pode ser necessário a passagem por uma rede de tratamento antes deposição.
Na segunda, a água é tratada, porém não é enviado de volta ao meio ambiente, ela é enviada direto para o re-consumo, Por fim, existe também a reciclagem interna, que consiste em um reúso em ambiente industrial, tendo como objetivo a diminuição da poluição e o aumento da economia.
Que águas podem ser reutilizadas?
1.Água pluvial
Esse caso é um dos mais simples, pois não exige grandes estruturas para a captação, sendo os usos mais comuns para fins domésticos, como por exemplo, lavagem de o carro, pisos e vasos sanitários. Fora da residência, ele pode ser aplicado na irrigação.
Contudo, mesmo que o método consista em reutilizar água da chuva, é importante efetuar a devida limpeza aplicando cloro. Essa medida preventiva auxilia no combate à doenças transmitidas por ratos ou insetos que possam entrar em contato com a água no momento da coleta.
Tal processo é exigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também é citado na NBR 15527, estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). que atestam a qualidade da água a ser reutilizada.
2.Água cinza
Esse reúso se refere às águas que saem de pias ou ralos e que não contenham um grau elevado de poluição. Em sua execução são utilizadas certas estruturas, assim como encanamentos com bombas hidráulicas e caixa d’água, podendo ser aplicado em todo tipo de residência.
Quais setores o reúso pode ser aplicado?
O reúso de água possui infinitas possibilidades e, além disso, pode ser aplicado em diversos campos além do doméstico e do industrial, sendo alguns deles:
1.Agricultora
A partir de um reúso não potável, ou seja, aquele que não necessita de um nível elevado de tratamento, a água pode ser aplicada para a irrigação, contando que haja um cuidado para não sobrecarregar o lençol freático.
2.Recarga de aquíferos subterrâneos
Injeção de água a fim de preservar os recursos naturais, podendo ser de forma direta utilizando a pressão ou de forma indireta, usando águas superficiais que tenham recebido descargas de efluentes tratados a montante.Além de ser ambientalmente importante, a utilização do reúso de água pode trazer vários ganhos a empresa, principalmente no setor econômico. Sua empresa ainda não possui um projeto assim? A CSTQ Jr. pode te auxiliar! Entre em contato conosco e peça seu diagnóstico gratuito.
-
Ana Lívia Fonsecahttps://cstqjr.com.br/author/ana-livia-fonseca/
-
Ana Lívia Fonsecahttps://cstqjr.com.br/author/ana-livia-fonseca/
-
Ana Lívia Fonsecahttps://cstqjr.com.br/author/ana-livia-fonseca/
-
Ana Lívia Fonsecahttps://cstqjr.com.br/author/ana-livia-fonseca/