Análise de Custos: Como Funciona?

Conheça agora a Análise de Custos, um serviço que permite melhorar a rentabilidade do seu negócio através da organização de todos os gastos do seu sistema produtivo.  

O que é uma Análise de Custos?

A Análise de Custos é uma estratégia para que você tenha um melhor conhecimento sobre sobre todos os gastos da sua empresa, seja na produção de um produto ou na prestação de um serviço. O objetivo de realizar essa análise é obter um conhecimento detalhado das necessidades financeiras do seu empreendimento e dessa forma poder cortar despesas desnecessárias, melhorar sua margem de lucro e tomar diversas decisões para o crescimento do seu negócio com segurança.

Como é feita uma Análise de Custos?

Para realizar um Análise de Custos é necessária grande organização. Assim, todos os gastos da sua empresa devem ser contabilizados, mesmo aqueles que pareçam ser insignificantes. Existem diversos métodos para a organização e controle dos custos do seu negócio, mas não existe um mais correto que o outro, então, é necessário analisar qual deles se encaixa melhor nas suas necessidades, ou até construir um método próprio. Em seguida serão descritos alguns desses métodos para exemplificar.

1.Custos fixos e variáveis

Neste método os custos da sua empresa serão divididos em custos fixos, que são aqueles de rotina que sempre deverão ser pagos ou custos variáveis, que são aqueles que podem alterar de acordo com o volume da produção ou com a quantidade de serviços prestados. Os custos fixos serão então o aluguel do espaço físico da empresa, o salário dos funcionários, produtos de limpeza, conta de água e luz. Por outro lado, os custos variáveis serão as horas extras, matéria prima, embalagem de produtos, entre outros.

2.Custos tangíveis e intangíveis

Neste método os gastos da empresa são separados em tangíveis, que são aqueles mais fáceis de quantificar, por exemplo, matéria prima, maquinário, custos do espaço físico, e intangíveis, que são os mais difíceis de quantificar, como gastos com estratégia de marketing e vendas.

3.Método ABC (Activity Based Cost)

Neste método os custos são separados em recursos, que representa o que foi gasto,  em atividades, que representa onde os recursos foram consumidos e em objetivos, ou seja, para que esses recursos foram consumidos? Para montar um produto? Para a realização de um serviço?

Sendo assim, é interessante ressaltar que essa organização pode ser feita em listas, planilhas ou até mesmo em sistemas computacionais.

Vantagens de fazer uma Análise de Custos

Fazer uma Análise de Custos possibilita realizar diversas decisões que podem impulsionar seu negócio e reduzir os riscos do seu investimento. Algumas das vantagens desse serviço são listadas a seguir:

  • Organização das finanças da empresa;
  • Identificação de gastos desnecessários;
  • Possibilidade de aumento na margem de lucro;
  • Identificação de áreas da empresa que necessitam de maior investimento;
  • Conhecimento do preço total de produzir um produto ou prestar um determinado serviço;
  • Auxílio na precificação de produtos e serviços;
  • Análise da rentabilidade e viabilidade do seu negócio;

Ficou interessado? Deseja ter controle dos gastos da sua empresa para atingir seus objetivos? Entre em contato com a CSTQ Jr. para realizar a análise de custos do seu empreendimento.

Postagens Relacionadas

Categorias de Artigos:

Artigos Recentes:

Nossas Redes Sociais: