O que é a Logística Reversa?

O que é a Logística Reversa?

O que é a Logística Reversa? A Logística Reversa é definida como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. Ela é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos que visam à sustentabilidade, pela Lei nº 12305/2010, Decreto Nº 7.404/2010.

Enquanto a logística comum de uma empresa se define pelo conjunto de processos para produzir e entregar produtos de forma mais econômica e ágil, a Logística Reversa pode ser vista como a volta desses produtos, que ocorre por meio de estratégias de recolhimento, também de forma barata e rápida. Nesse contexto, todo o ciclo produtor/consumidor tem responsabilidades com o processo, desde a devolução dos insumos até a reciclagem e a destinação apropriada dos produtos.

Como funciona a Logística Reversa?

Não existe fórmula pronta de como a Logística Reversa deve ocorrer, cada indústria ou empresa precisa encontrar sua melhor solução, por isso é também importante que a empresa tenha um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Mas basicamente, a Logística Reversa consiste em três etapas principais:

– na primeira etapa os consumidores retornam seu produto usado para o distribuidor ou comerciante;

– na segunda, o comerciante deve enviar ao fabricante ou importador o produto recebido, nesse caso, a própria empresa pode buscá-los quando for reabastecer o comércio com novos produtos;

– por fim, com os itens retornados, a empresa pode criar planos de reutilização, reciclagem ou, ainda, de descarte adequado.

Alguns produtos que devem usar a Logística Reversa:

– Óleo comestível;

– baterias automotivas;

– pilhas e baterias portáteis;

– pneus inservíveis;

– filtro de óleo lubrificante automotivo, óleo lubrificante automotivo e suas embalagens;

– produtos eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes (tensão de até 240 Volts);

– medicamentos domiciliares de uso humano (vencidos ou em desuso);

– lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e luz mista;

– embalagens de produtos alimentícios, bebidas, produtos de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, saneantes, agrotóxicos e tintas imobiliárias.

Benefícios em adotar a Logística Reversa:

Além dos benefícios ambientais, a logística reversa oferece vantagens diretas e indiretas à marca e à relação dela com o consumidor, como por exemplo, ela possibilita a criação de uma imagem sólida no mercado, uma vez que, com a responsabilidade ambiental, os consumidores tendem a olhar a marca de forma positiva. A empresa, fazendo uso do marketing verde, também pode estreitar a relação da marca com o cliente, informando-o sobre suas práticas e reforçando seus posicionamentos, a fim de conscientizá-lo, gerando assim uma publicidade otimizada.

Os processos produtivos das companhias se tornam mais econômicos, já que os resíduos, ao retornarem à cadeia produtiva, diminuem o consumo e os custos com matérias-primas, o que gera produtos mais eficientes com o uso de tecnologias limpas, que simplificam a reutilização, a criação de embalagens e de maior facilidade de reciclagem.

Em escala social, a Logística Reversa cria consumidores conscientes quanto à importância de práticas sustentáveis, bem como à escolha de produtos ecologicamente corretos, uma vez que eles também são responsáveis pela coleta seletiva, separação e descarte dos resíduos. O que, além de tudo, melhora a qualidade de vida dos cidadãos urbanos e as atividades da marca como um todo.

     Por fim, há também a abertura de espaço para pequenas e médias empresas no ramo da reciclagem. Assim surgem diversas empresas de coleta de resíduos que fazem a separação, tratamento, e destinação adequada de resíduos sólidos.Assim, além de observar toda sua importância ambiental, a Logística Reversa pode trazer vários pontos positivos à empresa, incluindo no setor econômico e no publicitário. Sua empresa ainda não possui esse tipo de projeto? A CSTQ Jr. pode te ajudar, nós temos as soluções e os serviços necessários para consultoria ambiental. Entre em contato com a gente!

Postagens Relacionadas