Biomassa: Energia Sustentável

Biomassa: Energia Sustentável

Biomassa é toda a matéria orgânica usada para produção energética, ela provém de vegetais, animais, ou de outros seres vivos, como algas. Assim sendo, insumos orgânicos que não foram destinados em processos anteriores, como carvão, lenha e bagaço de cana-de-açúcar, podem também gerar energia. Atualmente, no Brasil, a principal biomassa utilizada na geração de eletricidade é oriunda da cana-de-açúcar, plantada e processada principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Dessa forma, biomassa, junto do biogás, somam 8,9% da matriz elétrica brasileira.

Então, seu conceito sustentável está em manter o equilíbrio do gás carbônico, de forma que a emissão desse gás, gerada por processos térmicos, seja compensada por sua absorção em organismos fotossintetizantes, como prevê o ciclo do carbono. Dessa forma, é necessário que o cuidado ambiental também seja uma preocupação, pois o desmatamento e as queimadas ilegais acabam por desequilibrar o ciclo e promover a poluição atmosférica.

Utilização da biomassa

A biomassa, além de ser precursora de outros biocombustíveis, como etanol, biodiesel e biogás, é utilizada diretamente em quatro tipos de processos térmicos a fim de gerar energia, sendo eles:

Combustão:

Consiste na queima da biomassa em alta temperatura e com abundância de oxigênio. Dessa forma, há alta produção de calor e aumento na pressão do sistema. A combustão é geralmente utilizada para esquentar caldeiras ou mover turbinas;

Co-combustão:

Propõe a substituição de parte do carvão mineral utilizado em termelétricas por biomassa, assim a emissão de poluentes é reduzida;

Gaseificação:

Tem como intuito a criação de um gás altamente inflamável, esse processo ocorre pelo aquecimento da biomassa em ausência de oxigênio;

Pirólise:

Procura acelerar a decomposição da biomassa, também consiste no aquecimento sem oxigênio, porém a temperaturas muito mais elevadas. Tem como resultado alguns gases, líquidos (óleos vegetais) e sólidos (carvão vegetal).

Vantagens e desvantagens da biomassa

Por um lado positivo, a biomassa é um insumo energético de baixo custo, ela também oferece a possibilidade de ser produzida a partir de uma grande variedade de materiais, o que proporciona flexibilidade e segurança ao mercado, além disso, países como o Brasil possuem condições favoráveis à produção de biomassa.

Porém, a exposição prolongada da população ao material gerado a partir do processo de combustão pode causar problemas de saúde, principalmente quanto ao trato respiratório. Outro problema é a destruição de ambientes naturais a fim de que a produção de insumos agrícolas seja proliferada, e, se houver crescimento na procura por biocombustíveis de primeira geração, os biocombustíveis podem concorrer com a produção de alimentos, colocando a segurança alimentar da população em risco.

Como a CSTQ Jr. pode te ajudar?

A CSTQ Jr. procura sempre contribuir para um mundo mais sustentável. Gostou do tema? Que tal ler mais sobre energias renováveis como o  etanol e o biogás? Nós também podemos te ajudar se você tiver algum projeto ambiental. Entre em contato com a gente!

Postagens Relacionadas

Categorias de Artigos:

Artigos Recentes:

Nossas Redes Sociais: