Checklist: 5 erros que a sua farmácia de manipulação não pode cometer

O medicamento manipulado é produzido na farmácia de manipulação, a partir de fórmulas padronizadas e reconhecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ou a partir da indicação de um profissional da área médica para um paciente em específico. 

Nos anos 80, a manipulação de medicamentos foi bastante reduzida devido à chegada das multinacionais na área da indústria de fármacos ao Brasil. Porém, atualmente, essa linha do setor farmacêutico voltou a crescer. Segundo pesquisas realizadas pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (2018), o setor passou de 6.936 para 7.545 estabelecimentos entre janeiro de 2014 e abril de 2018. Isso aconteceu muito em decorrência da credibilidade conquistada junto à classe médica e à forte regulamentação por parte dos órgãos competentes.

Com esse crescimento e regularização, é importante que uma farmácia de manipulação cumpra  a legislação vigente e siga diversos protocolos. Existem alguns erros que devem ser evitados ao máximo. Você sabe quais são eles?

[ ] Não ter farmacêutico presente

De acordo com a Lei 13.021/2014, 一 que transforma a Farmácia em Estabelecimento de Saúde e reitera a obrigatoriedade da presença permanente do farmacêutico nas farmácias 一, é obrigatória a responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico habilitado na forma da lei para o funcionamento de farmácias e drogarias. Ou seja, é necessário que exista um farmacêutico encarregado durante todo o horário de funcionamento do empreendimento. 

[ ] Ausência de controle de qualidade

De acordo com a RDC  nº 67 de 8 de outubro de 2007 一 que regulamenta os requisitos mínimos exigidos para o exercício das atividades de manipulação de preparações magistrais e oficinais das farmácias 一 , é imprescindível a existência de um Manual de Boas Práticas de Fabricação, que deve conter todos os processos da manutenção da qualidade da matéria prima utilizada para a manipulação dos produtos. A matéria-prima deve estar sempre acompanhada de um laudo de análise que garanta a qualidade e procedência, além de sua rastreabilidade. Os fornecedores também necessitam ser qualificados para garantir a regularidade do negócio. Todo estabelecimento deve garantir a qualidade e a segurança, assim como a efetividade das fórmulas manipuladas pelos profissionais. 

De maneira geral, o atendimento aos seguintes aspectos garante a qualidade de uma farmácia de manipulação: qualificação dos fornecedores, adequação do laboratório de manipulação da farmácia, precisão na recepção e identificação da matéria-prima usada, adoção de procedimento para análise da matéria-prima e controle de qualidade dos produtos manipulados. 

A CSTQ Jr. pode te ajudar!

Em nossa carta de serviços, possuímos o projeto de Manual de Boas Práticas, um documento personalizado, que além de estabelecer um padrão de produção, descentraliza o conhecimento do sistema de colaboradores, permite maior embasamento teórico para o desenvolvimento das atividades e uma gestão de conhecimento mais efetiva. 

Como consequência, todas as áreas do processo de produção passam a ser melhor executadas e evita-se que as atividades do estabelecimento sejam comprometidas no caso da falta ou substituição de algum colaborador, facilitando a capacitação e integração dos funcionários da farmácia. 

[ ] Gestão de estoque incorreta

O gerenciamento de estoque correto é primordial para o sucesso de qualquer negócio e para a farmácia de manipulação não é diferente. Ter um bom sistema de gerenciamento de estoque pode tornar o empreendimento mais eficaz, além de poupar tempo.

É preciso ter controle do que se tem no estabelecimento para que seja possível fazer as manipulações de maneira adequada e dentro das expectativas do cliente. Além disso, é possível evitar casos de entrega de medicamentos fora do prazo de validade ou diferentes do pedido do cliente. Por fim, o gestor ainda poderá direcionar os seus pedidos aos fornecedores. 

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O Gerenciamento de Estoque, oferecido pela CSTQ Jr.,  é uma forma de padronizar e aperfeiçoar a gestão de todos seus recursos materiais, prevenindo prejuízos e auxiliando no controle financeiro. Com ele, é possível ter controle sobre os recursos que permeiam a linha de produção, desde os materiais introduzidos no começo da produção até o produto final.

[ ] Falta de planejamento do espaço físico

O espaço físico de uma farmácia é fundamental, pois existem inúmeros protocolos de operação para que o estabelecimento esteja em conformidade com as exigências dos órgãos de vistoria competentes, também descritos na RDC mencionada anteriormente. 

O mais importante é jamais acondicionar medicamentos e insumos próximos ao chão ou à parede. Além disso, é necessário manter uma distância razoável entre as embalagens a fim de evitar o acúmulo de umidade. Manter as substâncias e medicamentos em condições ideais é indispensável.

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Com um projeto de Desenvolvimento de Layout, o maquinário do estabelecimento e os funcionários estarão melhor distribuídos, proporcionando uma otimização do fluxo de atividades e utilização mais adequada do espaço. 

Isto acaba com o choque entre funcionários entre as execuções das atribuições, gerando maior facilidade em todo o processo produtivo, o que leva a uma diminuição do tempo de execução e, consequentemente, aumento da produtividade.

[ ] Gerenciamento inadequado de resíduos

Mediante o aumento do setor empresarial farmacêutico de manipulação, o resíduo decorrente dessa atividade cresceu significativamente, e é de suma relevância saber gerenciar esses resíduos, intitulados RSS (Resíduos de Serviços de Saúde). Segundo a RDC Nº 222, de 28 de março de 2018,  é de total responsabilidade dos estabelecimentos geradores de RSS criar e colocar em prática um Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) que englobe todas as etapas de manejo dos RSS, a contar de sua geração até a disposição final.

A CSTQ Jr. possui uma série de conteúdos sobre gerenciamento de resíduos, que inclui a categoria dos resíduos de saúde! Confira aqui

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A Consultoria em Gestão de Resíduos possibilita o entendimento de desperdícios e a proposição de formas de reduzi-los, a partir da quantificação e qualificação dos resíduos gerados pelo estabelecimento.

Se trata de um documento com um planejamento para gerar menos lixo e tornar a empresa mais sustentável.

Dessa forma, além de adequar a farmácia à legislação, uma atualização do Plano de Gerenciamento de Resíduos de maneira elaborada implica diretamente em uma redução de gastos e menor geração de resíduos.

Seu empreendimento sofre com alguma dessas situações? Entre em contato conosco, podemos ajudar!

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