Uma viagem no tempo: a evolução da indústria farmacêutica

A indústria farmacêutica é considerada, por muitos, um dos setores industriais mais importantes do mundo. Pois, além de lidar com a conservação da saúde dos seres humanos ao longo do tempo, conseguiu, de maneira inacreditável, aumentar tanto a qualidade como a expectativa de vida da população mundial.

Então, em vista da sua relevância social, abordaremos a seguir um pouco da evolução histórica da indústria farmacêutica, com uma linha do tempo. 

Os primeiros passos…

A indústria farmacêutica nasce no decorrer da segunda revolução industrial, século XIX, e como qualquer outro setor industrial, seu nascimento não ocorreu espontaneamente. Neste caso específico, o auxílio da química foi fundamental, pois ela já era uma ciência bem estabelecida e possuía um terreno fértil para futuras descobertas.

Desde o início do século XIX, diversos princípios ativos foram descobertos, o que gerou o desenvolvimento de novos medicamentos. A partir disso, a química avançou bastante. Áreas como química orgânica e análise química, deixavam isso claro, pois aumentaram, exponencialmente, o arsenal terapêutico da época.

Entretanto, mesmo tendo essa poderosa ferramenta a seu favor, os avanços químicos apresentados ficavam presos aos laboratórios pela ausência de meios para torná-los públicos.

Até que, em 1877, uma empresa chamada John Wyeth & Brother registrou a patente do comprimido. Esse acontecimento foi o divisor de águas da indústria farmacêutica mundial, pois foi a partir dele que a produção em larga escala dos medicamentos começou a ser possível de ser executada e distribuída, amplamente, às pessoas.

Diante disso, somente no final do século XIX, as primeiras indústrias farmacêuticas de grande porte começaram a surgir, montando os denominados oligopólios. 

Atingindo a Maturidade

No século XX, a indústria farmacêutica moldou-se a partir do contexto histórico vivido. Ou seja, as crises econômicas e políticas, incluindo guerras mundiais, guiou os passos desse nicho industrial para até mesmo os caminhos mais sombrios. 

Quase na metade desse mesmo século, no qual ocorreu a explosão farmacológica, foi possível observar o principal foco da indústria de medicamentos: a síntese química. A partir da consolidação do setor farmacêutico mundial, a produção em massa foi o principal destaque e logo passou a reestruturar a estratégia de comércio e desenvolvimento, fomentando ainda mais a busca incessante por novos princípios ativos sintéticos. Isso proporcionou investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos.

Como resultado dessas pesquisas, foi possível obter o isolamento e a síntese de vitaminas, corticóides, hormônios sexuais e outros.

Nos dias de hoje

Atualmente, diversos medicamentos já foram sujeitos a um extenso período de investigação seguindo rigorosos critérios científicos e de segurança, isto é, sempre obedeceu a esfera jurídica e regulamentos de agências e, historicamente, é clara a sua contribuição trazendo bem estar para a sociedade.

Além disso, observa-se a grande influência da biotecnologia no processo de produção farmacêutico e nas futuras pesquisas. Esse fator e a queda de diversas patentes proporcionaram maior equidade entre as empresas do ramo de medicamentos.

Além disso, para aumentar ainda mais essa concorrência com outras indústrias farmacêuticas, a otimização das etapas de produção e seus produtos é considerado fator imprescindível no ramo farmacêutico. Principalmente para buscar uma maior produtividade e qualidade no produto final. 

Como a CSTQ Jr. pode ajudar?

Com o objetivo de melhorar o rendimento da sua empresa – seja ele de algum processo, produtos ou até mesmo para torná-la mais sustentável ecologicamente – a CSTQ Jr. possui em sua carta de serviços alguns tópicos direcionados a área farmacêutica como, por exemplo, otimização de processos e serviços e, também, o de consultoria ambiental. Dessa forma, um próximo passo no crescimento do seu negócio pode ser com nossos serviços.    

Postagens Relacionadas