Tendência de Mercados de Saneantes

Introdução

A análise de tendência de mercado dos saneantes tornou-se mais simples durante a pandemia da COVID-19. Esse fato deve-se à mudança bastante expressiva dos hábitos higiênicos da população.

Segundo a ABIPLA, Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, o mercado de saneantes cresceu 1,2% de janeiro a maio de 2021. Entretanto, apesar do aumento considerável, algumas variáveis são importantes de serem observadas dentro desse grande nicho. 

Tendência do Consumo

Durante o ano de 2020, foi notável um considerável aumento no consumo dos produtos de limpeza de superfícies, entre eles, a água sanitária, com aumento de 9% . Além dos detergentes e álcool, utilizados para desinfecção de diversos objetos.

Além disso, outros produtos começaram a ganhar seu espaço nos armários de produtos de limpeza dos brasileiros. Como, por exemplo, os lenços umedecidos e produtos em spray, principalmente os bactericidas.

Inovações

Inovação em um nicho de mercado não trata-se apenas sobre a inclusão de novos produtos ou formulações muito diferentes, a inovação abrange também  pequenas diferenças que impactam na vida de quem consome.

Logo, dentro do nicho dos saneantes, é possível observar que os consumidores buscam por algo mais prático e menos poluente, além de opções cruelty free. Ou seja, produtos com embalagens sustentáveis, aerossóis sem gás CFC, clorofluorcarbono, e produtos que não são testados em animais.

Portanto, uma das novas tecnologias utilizadas para evitar a poluição atmosférica é a substituição das embalagens que utilizam o CFC (clorofluorcarbono) para embalagens que utilizam GLP, gás liquefeito de petróleo, o qual é menos prejudicial ao meio ambiente.

Como a CSTQ Jr. pode te ajudar?

Para obter mais assertividade ao lançar um produto ou inovar em um produto já existente no nicho dos saneantes, é importante atenção aos possíveis obstáculos que serão enfrentados durante o processo.

Por isso, a CSTQ Jr. possui em sua carta de serviços, o tópico Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Produto. Ou seja, para criar um produto do zero ou melhorar outro já existente, o DAP te auxiliará a garantir sucesso no seu negócio. Entre em contato conosco!

Postagens Relacionadas