Cosméticos: Tendências no Mercado

O setor de beleza está crescendo significativamente, sendo atualmente um dos maiores do país. Em um intervalo de 10 anos (1996-2016), o faturamento líquido dessa indústria variou de 4,9 bilhões para 17,5 bilhões de reais. Ademais, dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), mostram que o aumento do PIB foi de 10.9%, comparado ao de outros tipos de indústria que cresceram apenas 2.8%.

Em 2020, a pandemia da COVID-19 atingiu o mundo todo, afetando vários setores. Com relação a esse ramo, a previsão de crescimento foi reduzida, mas estudos da Abihpec afirmam o crescimento do mercado de 1,1%, mesmo em meio a crise. Por isso, a CSTQ Jr. apresenta, a seguir, algumas tendências no mercado de cosméticos!

Tendências no Mercado 

Com o objetivo de aprimorar produtos e personalizar tratamentos, várias marcas estão construindo sistemas de beleza conectados. O projeto baseia-se no compartilhamento de dados, analisados por uma inteligência artificial, a fim de traçar o perfil do cliente e as necessidades do consumidor.

Além disso, as medidas sociais aumentaram a expansão do e-commerce, sendo uma questão de sobrevivência para o ano de 2020. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o número de transações online efetuadas durante o primeiro semestre chegou a 105,6 bilhões, com o mercado de beleza liderando o ranking. Devido a isso, também houve um aumento das startups e aquisição delas por grandes marcas, como Sephora e L’Occitane.

Tendências nos Produtos 

O instituto internacional de pesquisa GFK realizou uma pesquisa, em 2014, que mostrou que mais da metade dos consumidores brasileiros consideram o impacto ambiental dos cosméticos em sua decisão de compra. Tais dados refletem uma tendência, por isso empresas de cosméticos estão investindo, cada vez mais, em produtos sustentáveis.  

Alguns exemplos de grande destaque no mercado são: Weleda, marca alemã, que tem crescido no Brasil devido ao forte apelo verde. Multinacionais como L’Oreal e a Unilever têm investido em centros de P&D, fabricando produtos com ingredientes da biodiversidade local.

Por fim, visando a inclusão, diversas marcas estão produzindo cosméticos sem gênero descrito, que possam ser utilizados por todos, além de quebrar o paradigma de que cosméticos são exclusivamente produtos para o público feminino. Segundo dados da Euromonitor, o consumo masculino nesse mercado tem a expectativa de crescimento de até 26 bilhões de reais em 2021.

De uma forma geral, as tendências no mercado de cosméticos estão centradas em torno de uma palavra: a personalização.  Além de que os consumidores estão mais atentos a questões sociais e de saúde, por isso tendem a não aceitar imposições da indústria. Dessa forma, as pessoas procuram algo que não somente esteja bom, mas também em sintonia com seus valores.

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