Produção da Kombucha

A kombucha é uma bebida fermentada consumida há milhares de anos. Sendo produzida a partir de uma colônia de bactérias e leveduras conhecida como Scoby (Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast). Surge nos tempos modernos como alternativa saudável às bebidas gaseificadas consolidadas no mercado, como os refrigerantes.

Além de ser menos prejudicial à saúde quando comparada com essas bebidas, é ainda positiva à flora intestinal por conter características probióticas devido sua riqueza de microrganismos. Nos últimos anos, recebeu muito destaque no setor alimentício justamente pela mudança de hábito que as pessoas vêm tendo, priorizando alimentos benéficos à saúde.

De início a produção da kombucha parece ser extremamente difícil, mas não é, apesar de exigir atenção por se tratar de microrganismos. Desse modo, o processo produtivo é se divide em duas etapas principais (com duas subetapas cada), sendo elas:

Primeira Fermentação (Infusão e Adição do Scoby)

A primeira parte do processo produtivo é a infusão, que é adição do chá (geralmente verde ou preto) e do açúcar à água fervente. Esse processo pode variar de 2 a 10 minutos conforme o gosto, podendo ser mais adstringente ou mais suave segundo o tempo de fervura. Em seguida, o chá é coado e resfriado em temperatura ambiente. 

Em seguida, prossegue-se para a infusão, dessa vez em temperatura ambiente, em cuja qual se acrescenta o Scoby e armazenada em vidro esterilizado com proteção porosa (como o papel toalha) na tampa, para permitir a circulação de ar sem haver interferência externa como mosquitos, poeira ou outros contaminantes físicos. 

O primeiro processo de fermentação completa dura de 7 a 10 dias.

Segunda Fermentação (Retirada do Scoby e saborização)

Depois do período de fermentação, coa-se a Kombucha, retirando o Scoby do recipiente, podendo ser reaproveitada na produção de outros chás posteriormente. Logo após, parte-se para a saborização (sendo opcional), na qual se adiciona suco ou a própria fruta à bebida e sendo envasado em recipiente bem fechado durante 24 horas em temperatura ambiente. Quando, finalmente, destina-se à refrigeração e ao consumo, tendo validade por volta de 30 dias.

Marcada por um sabor específico e por ser gaseificada, a kombucha tem em seu processo produtivo uma série de cuidados que devem ser tomados para se ter uma bebida saborosa e  confiável. Podendo, inclusive, produzida de forma doméstica. 

Em conclusão, tem-se na kombucha uma ótima alternativa de investimento por, além de se mostrar extremamente promissora, estar dentro de um segmento do ramo alimentício com muita expressividade, visando compradores que buscam alternativas que acompanhem a mudança  do seu estilo de vida.

Como a CSTQ Jr. pode te ajudar?

Tem o desejo de investir no mercado das Kombuchas ou no mercado alimentício? A CSTQ Jr. possui em sua carta de serviços o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Produtos que pode te auxiliar a tirar a ideia do papel e deixar o seu produto um passo à frente dos outros no mercado. Entre em contato!

Postagens Relacionadas