Muitas vezes o produto alimentício passa bastante tempo na prateleira e então é preciso ter certeza de que ele não irá se deteriorar até a compra. A princípio, é preciso saber que existem diversos métodos de conservação empregados para manter o alimento próprio para o consumo por períodos mais longos.
Principais Métodos de Conservação
Refrigeração
Nesse método os alimentos ficam conservados em baixas temperaturas. Esse resfriamento retarda o processo de desenvolvimento de microrganismos e a ação de enzimas que provocam a deterioração. É importante lembrar que a refrigeração retarda os processos, mas não os elimina, ou seja, os alimentos irão apenas demorar mais para estragar.
Enlatamento
Primeiro, os alimentos são esterilizados a altas temperaturas para eliminar microrganismos. Depois, são enlatados em recipientes de vidro ou metal hermeticamente fechados, isto é, vedados completamente. Por mantê-los livres do contato com o ar, essa vedação bloqueia a entrada de microrganismos e evita a oxidação dos alimentos.
Desidratação
Consiste em retirar parte do líquido dos alimentos para impedir o desenvolvimento de microrganismos. Assim, o tamanho e o peso da comida serão reduzidos, o que facilita seu armazenamento e transporte. Este processo pode ser realizado de diversas maneiras, por exemplo, com uso de fornos, de desidratadoras e até mesmo do calor do Sol.
Liofilização
Nessa técnica de desidratação os alimentos são congelados sob vácuo e o gelo formado é sublimado, ou seja, a água não passa pelo estado líquido. Logo, devido à baixa pressão, o alimento não precisa estar sob altas temperaturas para remoção da água.
Pasteurização
É um tratamento térmico que elimina os microrganismos termossensíveis dos alimentos. Pode ser feita rapidamente, a temperaturas superiores a 70 °C, ou lentamente, a temperaturas entre 58 °C e 70 °C. Por fim, após o aquecimento, os produtos são selados hermeticamente, evitando novas contaminações.
Adição de Conservantes
É o método mais eficiente para aumentar o prazo de validade dos alimentos. Os conservantes são substâncias artificiais ou naturais presentes na composição do produto para impedir o crescimento de fungos, bactérias ou qualquer outro microrganismo que possa tornar o produto impróprio para consumo.
Tipos de conservantes:
- Antimicrobianos: atuam como uma barreira contra o microrganismo;
- Antioxidantes: impedem que o produto reaja com o oxigênio e cause oxidação;
- Inibidores Enzimáticos: bloqueiam a ação de enzimas que aceleram o processo de degradação.
Como escolher um método de conservação:
O melhor método de conservação varia de acordo com as características do produto, como o sabor e a textura desejados e os ingredientes utilizados. Desse modo, no caso da adição de conservantes, é ideal realizar um estudo para saber exatamente qual o melhor conservante para aquele alimento, a quantidade certa e a melhor maneira de adicioná-lo.
Como a CSTQ Jr. pode te ajudar?
Deseja saber mais sobre conservantes ou aplicá-los em seu produto? Nossa equipe realiza o serviço de Consultoria de Conservantes para encontrar o conservante ideal e melhorar o prazo de validade do seu produto. Entre em contato conosco e agende sua reunião gratuita!