Curiosidades da Kombucha

A Kombucha é nada mais nada menos que um chá, mas não um convencional. Isso, porque o chá sofre fermentação, o mesmo processo que já descrevemos para falar sobre a produção de queijo, porém, nesse caso trata-se de uma fermentação alcoólica. A Kombucha é uma bebida completamente natural e que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário econômico. Por causa disso, decidimos comentar algumas curiosidades da Kombucha. Confira:

Conservação da saúde e emagrecimento

A Kombucha possui diversos benefícios, porém um dos mais importantes é em relação à saúde. Ela ajuda com problemas digestivos, melhora o sistema imunológico, aumenta e ajuda a flora bacteriana, entre outros.

Além disso, quando adentramos o mundo dos mitos e verdades da Kombucha, é comum vermos ”Kombucha: alternativa para emagrecer?”, e isso é um mito. Ela sozinha não tem esse poder milagroso, porém, como ela auxilia na flora intestinal e possui diversos nutrientes, junto a uma alimentação saudável, ela é capaz de auxiliar no emagrecimento ou caso o desejo seja uma alimentação orgânica.

Pode ser feito artesanalmente em casa

Esse chá fermentado possui aspecto gasoso e adocicado e é fácil de fazer em casa. Será necessário somente um pouco de paciência, isso porque leva tempo para os microrganismos fermentadores realizarem sua função (cerca de uma semana). O mais interessante é que o acréscimo de frutas pode entregar uma gama de possibilidades de sabores à Kombucha.

Entretanto, mesmo diante disso, não é nada desafiador, sendo necessário poucos ingredientes e de fácil acesso e, além do mais, não necessariamente você precisa ser um expert na cozinha.

Uma alternativa na substituição de refrigerantes e bebidas alcoólicas

Essa é uma das curiosidades da kombucha que está intimamente relacionado à saúde. Pelo fato do açúcar servir de nutriente para as bactérias, que acrescenta a característica gaseificada, diversas pessoas que buscam uma alternativa saudável de substituição do refrigerante, aderem à Kombucha. 

Porém, seu constante crescimento ampliou ainda mais sua utilização. Como o chá sofre fermentação alcoólica, a Kombucha pode variar de 0,1% a 2,0% no teor alcoólico. E, dessa forma, algumas pequenas empresas estudam formas de comercializá-la com status de bebida alcoólica como, por exemplo, cervejeiros artesanais.

Como a CSTQ Jr. pode te ajudar

A partir do que apresentamos, nós da CSTQ Jr. observamos o quão importante é o apoio a esse novo setor crescente e disponibilizamos diversos serviços que se encaixam no desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos como, por exemplo, estudo bibliográfico e análise de aceitação. Entre em contato conosco e agende uma reunião.

Postagens Relacionadas