Cuidados na Produção Doméstica de Saneantes

Como já mencionado anteriormente em nossa série: “De acordo com a Vigilância Sanitária, saneante é uma substância ou preparação destinada à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos e/ou públicos e no tratamento de água.”

Dessa forma, com a chegada da internet, uma prática que já era comum desde muito tempo se tornou ainda mais presente. Estamos falando da fabricação caseira de saneantes, que se popularizou, principalmente, pela praticidade de não necessitar aparatos industriais de produção. Isto ocorre, principalmente, devido a sua praticidade, uma vez que não há a necessidade de um aparato industrial para a sua produção.

Cuidados na produção

Apesar disso, essa praticidade vem acompanhada de muitos alertas e cuidados que devem ser tomados ao tentar produzir esse tipo de composto. Uma vez que NÃO é recomendada a sua fabricação em ambiente doméstico. Dessa forma, serão expostos alguns perigos e fatores de risco que acompanham a produção desses compostos e quais os cuidados a respeito deles.

Antes de tudo, para começar a fabricação de qualquer produto que exija manipulação de produtos químicos ou biológicos é de extrema importância a utilização de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), como: máscara, touca, óculos de proteção, luvas, jaleco, calça e sapato fechado. Estar vestindo estes equipamentos diminui, de forma significativa, o risco de acidentes que podem acontecer durante a produção dos saneantes.

Uma vez que você já está protegido, é necessário conhecer o produto químico que será manuseado, dessa forma, leia as instruções de uso que acompanham o produto para ficar ciente dos perigos e riscos que aquele composto oferece, além de ficar atento aos seus métodos de descarte, pois estes costumam ser destrutivos ao meio ambiente. Para facilitar a pesquisa de todas essas informações basta procurar o nome da substância, em algum site de pesquisa, acompanhada da sigla FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico).

Regulamentação dos saneantes

A resolução de diretoria de colegiado – RDC N° 47, de 25 de outubro de 2013 regula as boas práticas de fabricação de produtos saneantes. Esta RDC assegura uma padronização da produção do produto, de forma a garantir a sua qualidade. Logo, é extremamente importante segui-la, uma vez que um dos problemas da produção caseira é a impossibilidade de testar qualidade do resultado final. Dessa forma, é difícil comprovar que o produto realmente cumpre com suas obrigações ou se é realmente seguro de se utilizar em um ambiente doméstico.

Como a CSTQ Jr. pode te ajudar?

Está começando uma produção de saneantes em casa e está com dúvidas sobre o processo legislativo ou químico? Ou está precisando da análise final do seu produto?

Nós da CSTQ Jr. possuímos diversas soluções em nossa carta de serviços, que certamente irão atender a sua demanda, como por exemplo: DAP (Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Produto), indicado para quem quer criar seu próprio produto ou aperfeiçoar um já existente. 

Além disso, também realizamos o serviço de Análise Química engloba diversas formas de análises que auxiliam a saber a composição, formulação e propriedades do seu produto, possibilitando a otimização de suas características.


Ficou interessado?! Entre em contato conosco e, com seu saneante, faça a diferença no mercado.

Postagens Relacionadas