O que é Caracterização de Amostra?
Caracterização de amostra é um conjunto de diferentes técnicas para determinar as propriedades físicas e/ou químicas de uma amostra desconhecida. Assim, por meio dos resultados dessas técnicas é possível ter conhecimento sobre a composição da amostra, comportamento sob certos estímulos e aplicabilidade em diversas situações.
Por exemplo, imagine que você queira fazer cosméticos de argila com um material sólido que você encontrou no quintal da sua casa. Você poderia utilizar um serviço de caracterização de amostra para descobrir a composição desse material, se ele pode ser passado na pele, se ele possui alguma impureza, se ele iria resistir ao processo de fabricação do cosmético, entre outras coisas.
Como funciona uma Caracterização de Amostra?
Antes de tudo, é preciso saber que existem várias técnicas de caracterização com diferentes propósitos. Tudo depende do que você deseja saber e do que você já sabe sobre a amostra em questão. Pensando em um cenário em que não se saiba nada sobre a amostra, é interessante primeiro utilizar técnicas qualitativas para determinar seus componentes e em seguida técnicas para quantificar esses componentes. Como existem muitas técnicas e equipamentos de caracterização, pode ser um trabalho muito extenso e complexo encontrar a metodologia mais adequada para extrair as informações desejadas da amostra.
Em geral as técnicas de caracterização funcionam da seguinte maneira: a amostra é estimulada de alguma forma (raios-x, raios infravermelhos, raios ultravioleta, mudanças térmicas, e outros), e a resposta desse estímulo é comparada com a resposta de amostras em que a composição é conhecida, e assim são gerados os resultados.
Algumas técnicas de Caracterização de Amostra
1.Espectroscopia de Radiação Ultravioleta Visível
Utilizada para identificar a presença de grupos de átomos em materiais orgânicos e inorgânicos, ou seja, que elementos químicos existem na amostra.
2.Espectroscopia no Infravermelho
Usada para identificar como os átomos na amostra estão ligados, ou seja, que tipo de estrutura em nível molecular está presente em amostras orgânicas e inorgânicas.
3.Análise Térmica
Utilizada para determinar propriedades físicas da amostra de acordo com a temperatura: quando ela se decompõe, quando oxida, quando desidrata, e outras.A CSTQ Jr. utiliza técnicas de caracterização para entregar os resultados de qualidade que você precisa! Deseja saber a composição e aplicabilidade de um material, de uma amostra do seu interesse? Entre em contato conosco!