Características de uma boa Análise de Viabilidade

Nós, da CSTQ Jr., já discutimos a respeito do Estudo de Viabilidade técnico-econômica, explicitando o passo-a-passo e destrinchando um pouco dos benefícios.

Logo após entender sobre o funcionamento do serviço, é necessário entender quais fatores fazem com que a análise se torne eficiente. Por isso, elencamos alguns aspectos imprescindíveis para a realização de um bom estudo de viabilidade.

Amplo conhecimento do seu nicho de atuação

Antes de tomar qualquer decisão que possa influenciar no seu negócio, é de suma importância entender o mercado no qual a sua empresa está inserida.

A probabilidade de obter mais assertividade no seu estudo de viabilidade é bem mais alta quando há uma maior compreensão acerca dos concorrentes, entendimento do faturamento médio do ramo ou até mesmo avaliar o potencial de lucro do produto ou serviço.

Comparação entre ICP (ideal customer profile) e Buyer Persona

O ICP é quem a empresa deseja alcançar e o Buyer Persona é quem realmente a empresa alcança.

Exemplificando para uma maior compreensão, podemos dizer que uma indústria de laticínios possui como ICP um cliente que busque por queijo branco. Porém, após analisar os dados, foi observado que a maioria dos clientes optam por outro tipo de queijo.

Após esse breve comparativo, é possível afirmar que algo no funcionamento da empresa não está de acordo com ICP, com isso, todos os departamentos da indústria poderão ser avaliados a fim de encontrar o que está gerando esse desvio.

Esse tipo de análise irá otimizar o estudo de viabilidade, pois auxilia na compreensão do público-alvo e garante precisão na pesquisa de mercado, cuja é uma das primeiras análises a serem feitas.

Projeção Real do Fluxo de Caixa e de Indicadores

3.1 Fluxo de Caixa

É um instrumento muito utilizado no mercado financeiro, pois é capaz de projetar as entradas e saídas de uma empresa durante um certo período;

3.2 Taxa Mínima de Atratividade (TMA)

Retorno mínimo esperado pelo investimento.

3.3 Valor Presente Líquido (VPL)

Métrica capaz de projetar fluxos de caixas considerando as taxas de juros. Dessa forma, indica  viabilidade do investimento e possibilidade de retorno financeiro quando maior que a TMA;

3.4 Taxa Interna de Retorno (TIR)

Taxa de retorno de investimento do projeto, quando este é maior que TMA, o projeto configura-se como viável. É sempre expressa de forma percentual e segue a periodicidade do fluxo de caixa.

Contudo, é necessário que essas projeções sejam fidedignas às condições atuais da empresa. Além disso, o estudo econômico ainda estuda os seguintes tópicos: rentabilidade média do ramo, sazonalidades e influências econômicas, a fim de aproximar as projeções ao cenário real.

Como a CSTQ Jr. pode te ajudar?A  CSTQ Jr. tem, em sua carta de serviços, diversos trabalhos voltados à análise de viabilidade técnica-econômica, como, por exemplo, o Estudo Legislativo, o Estudo Bibliográfico e as Análises de Custo e Aceitação. Entre em contato conosco!

Postagens Relacionadas