Durante muito tempo, o leite de vaca e seus derivados foram considerados alimentos indispensáveis na dieta de muitas pessoas, no entanto, as gerações mais novas estão buscando cada vez mais alternativas vegetais aos lacticínios.
Essa tendência é mundial, a busca por substitutos do leite bovino é crescente em várias partes do mundo, faturando mais de 16 bilhões de dólares apenas em 2018. Esses dados inferem que há uma necessidade de incluir novas alternativas em negócios que utilizam leite de vaca e seus derivados e, dessa forma, atrair novos consumidores.
Por que substituir?
Os motivos que levaram ao aumento expressivo do consumo de leites vegetais e seus derivados são diversos. No entanto, segundo uma pesquisa realizada pela UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina sobre Consumo de Bebidas Vegetais no Brasil, o fator que mais contribuiu para a modificação na dieta dos brasileiros é a preocupação com o meio ambiente entre os mais jovens (CORDOVA, 2019).
Além disso, outro importante fator a ser levado em consideração é a intolerância à lactose. Cerca de 40% da população brasileira apresenta intolerância, mesmo que pequena, ao açúcar do leite de vaca.
Por isso e outros porquês, torna-se importante a inserção de alimentos à base de vegetais no mercado. Dessa forma, é possível atingir mais pessoas e aumentar a clientela de um negócio alimentício.
Como substituir?
As formas de substituir os laticínios no mercado são inúmeras. Ou seja, além do preparo do leite vegetal, é possível fabricar todos os seus derivados: queijos, iogurtes e entre outros, esses preparos podem ser feitos à base de:
1. Soja
O leite vegetal mais popular de todos é o leite de soja, já inserido em vários preparos há muito tempo na culinária asiática. Além disso, é a base do tofu, o qual pode ser um ótimo substituto ao queijo branco tradicional;
2. Oleaginosas
As castanhas, amêndoas, nozes, amendoim e entre várias outras oleaginosas fazem um leite mais encorpado por ter uma maior porcentagem de gordura. Portanto, é bastante utilizada na produção de queijos e cremes;
3. Arroz
Já muito conhecido na cozinha brasileira, esse alimento pode ser um excelente substituto ao leite de vaca em preparos como bolos, tortas e entre outros. Possui um valor mais baixo de gordura do que outros leites vegetais;
4. Aveia
Um bom substituto para ramos alimentícios direcionados ao mercado fitness, devido à pouca quantidade de gordura e grande concentração de fibras e vitaminas;
5. Coco
Um dos leites vegetais mais gordurosos e muito utilizado em confeitarias, substituindo o convencional creme de leite.
Como a CSTQ Jr. pode te ajudar?
Nós da CSTQ Jr. possuímos, em nossa Carta de Serviços, o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Produtos. Esse serviço é excelente, seja para criar um produto do zero ou melhorar outro já existente. Se você possui um produto, existe algum serviço de DAP para inovar e aperfeiçoar o seu negócio.