Com a correria do dia a dia, as marmitas congeladas se tornaram ótimas opções para otimização de tempo, ajudar a ter uma dieta mais saudável, e também evitar o desperdício. Tem quem não seja muito fã dos congelados, e até alguns mitos a respeito também, no texto a seguir iremos falar um pouco sobre o método de congelamento para a conservação dos alimentos e esclarecer algumas dúvidas frequentes.
Por que congelar?
O congelamento dos alimentos é um excelente método de conservação, que se feito de maneira adequada será eficiente e não irá retirar o sabor e a qualidade da comida a ser consumida posteriormente. Os alimentos congelados devem sempre estar em boas condições e também utilizar uma embalagem adequada para o armazenamento.
A utilização do congelamento como método de conservação consiste em reduzir a temperatura do alimento para que o processo de deterioração e a proliferação de bactérias sejam retardadas, mas ainda assim, conservando todos os nutrientes.
Como congelar de maneira adequada?
É de suma importância saber o tempo adequado que cada alimento pode ficar congelado, e isso depende de alguns fatores como: embalagem, armazenamento, as propriedades individuais de cada alimento, etc.
- A temperatura para congelar os alimentos deve ser de no mínimo -18°
- Se atente ao cheiro e ao sabor do alimento antes de congelar, para saber se o mesmo já não passou do ponto
- Divida os alimentos em porções adequadas para o seu consumo, evitando que depois de descongelado, você tenha que congelar novamente alguma sobra
- Evite congelar novamente um alimento já descongelado, pois você estar apenas pausando um processo de apodrecimento já iniciado.
Qual o armazenamento adequado?
Como já falado anteriormente, utilizar uma embalagem adequada irá contribuir de maneira positiva para o processo de conservação do seu alimento congelado, uma embalagem adequada deve:
- evitar o contato do alimento com o ar frio e seco do freezer
- impedir a passagem de aroma,
- poder ir ao microondas (facilita o descongelamento)
- utilizar embalagens como: sacos de polietileno ou proliprepileno (atóxicas), recipientes de alumínio irão garantir mais vantagens ainda.
Tipos de embalagem:
- Embalagem com polietileno: O polietileno é um dos materiais plásticos mais utilizados na fabricação de embalagens, especialmente para alimentos congelados, devido às suas propriedades vantajosas, como flexibilidade, resistência a baixas temperaturas e impermeabilidade.
- Embalagem com polipropileno: Potes e recipientes de polipropileno são amplamente utilizados para armazenar uma variedade de alimentos, incluindo sopas, molhos, carnes cozidas, vegetais, e sobremesas. Esses recipientes são seguros para uso no congelador e micro-ondas, o que os torna convenientes para armazenar e reaquecer alimentos. O polipropileno é resistente a baixas temperaturas, o que ajuda a evitar rachaduras ou deformações quando congelado.
- Embalagem de alumínio: As bandejas de alumínio são frequentemente utilizadas para armazenar refeições prontas para congelamento, como lasanhas, assados, e outras comidas que podem ser aquecidas diretamente no forno. Elas são resistentes e oferecem uma boa barreira contra a umidade e o ar, mas é importante vedar bem com uma tampa ou filme plástico para evitar a exposição ao ar.
Se você já é fã de comidas congeladas, convidamos você a conhecer a Manjuca, uma de nossas parceiras! Eles oferecem uma ampla variedade de refeições prontas para consumo, com um cardápio diversificado que inclui opções vegetarianas e veganas. Além disso, a Manjuca garante a conservação adequada de todas as marmitas, para que você possa desfrutar de uma refeição saudável e saborosa a qualquer momento.
Como a Cstq Jr pode te ajudar?
Caso você possua dúvidas em como melhorar seu negócio, entre em contato conosco! Além desse texto, temos mais informações a respeito de métodos de conservação de alimentos no nosso blog. Despertou interesse? Agende uma reunião gratuita!
Ana Louise Monteiro
-
Ana Louise Monteiro#molongui-disabled-link