3 fatores para aprender observando farmácias concorrentes

O sucesso da sua farmácia está intrinsecamente ligado a entender a dinâmica dos seus concorrentes, estudar suas estratégias e analisá-los com cuidado. Portanto, observar os pontos fortes e fracos dos adversários é uma ótima ferramenta para facilitar a identificação de onde você precisa ou não investir, além de fornecer novas ideias para implementar no seu negócio. 

É necessário mentalizar que a concorrência está repleta de empreendedores como você, isto é, tem o mesmo objetivo que o seu, seja de lucro, prospecção ou qualquer outro fator. Nesse sentido, observar as atitudes de terceiros é uma lição para passar longe de falhas na sua farmácia e se tornar referência.

Foi pensando nesse assunto que resolvemos abordar 3 fatores que seus concorrentes podem te ensinar sobre farmácia:

1. Gestão Farmacêutica

Uma boa gestão é considerada a chave de qualquer negócio, e aqui não é diferente. Em outras palavras — quando a gestão é bem otimizada e aplicam-se boas práticas associadas à organização e controle dos recursos, processos e pessoas — a coleta de resultados positivos para o seu empreendimento é quase certa. 

Os maiores benefícios de uma empresa bem gerida é fornecer ao cliente a melhor experiência possível, podendo solucionar um problema que ele nem imaginava que tinha. Por outro lado, para isso acontecer, é necessário ter algumas ideias em mente, como:

  • Inovar na forma como os produtos são feitos ou ofertados;
  • Estar em constante mudança, acompanhando a evolução do setor;
  • Desenvolver novas estratégias para a empresa, colocando em prática novos modelos de atuação no empreendimento;
  • Instalar serviços inovadores que agreguem valor ao nicho farmacêutico.

Esse nível de gestão é indispensável para adquirir maturidade frente aos concorrentes. Ou seja, farmácias que não colocam a gestão como prioridade, deixam nítidos os seus erros diários, afastando os clientes desses estabelecimentos.

2. Layout Espacial

A disposição de itens e informações visuais da farmácia devem se comunicar tanto no ambiente externo quanto no interno do estabelecimento. Pois sua principal função será de atrair os olhos dos clientes, gerando interesse para aquele que procura tal serviço.

O layout interno deve levar alguns fatores para atingir o seu objetivo de forma satisfatória como, por exemplo: disposição dos produtos, disposição das gôndolas e prateleiras, iluminação e cores utilizadas. Além disso, a preocupação com a poluição visual e de informações é fundamental, pois esse é um fator que pode causar confusão no consumidor e fazê-lo procurar um concorrente mais organizado.

Uma tendência atual no ramo das farmácias é o autosserviço, ele se caracteriza por dar autonomia ao cliente na hora de tomar uma decisão. Ou seja, é uma alternativa dos consumidores escolherem o que querem sem o auxílio de funcionários da loja. E para isso ter a eficácia desejada, a disposição dos produtos, isto é, um layout organizado da farmácia é essencial para dar continuidade na caminhada do comprador e materializar sua compra.

3. Gerenciamento de Estoque

Trabalhar com extremos não é a melhor alternativa nesse quesito. Pensa bem, se uma farmácia atua com uma grande quantidade de produtos em estoque, eventualmente, ela terá que garantir uma constância nas vendas em determinado período. Em contrapartida, caso isso não ocorra, o fluxo de caixa será comprometido e a probabilidade de prejuízos por vencimento de mercadoria será alta.

Por outro lado, pensando agora em uma outra farmácia que funciona com quantidade reduzida de itens, essa situação também pode ser problemática. Um estoque com capacidade limitada, além de oferecer menos opções de produtos para os clientes pode colapsar completamente, gerando falta de produtos na farmácia.

Diante disso, o gerenciamento de estoque caracteriza-se por ser bem mais complexo do que o imaginado. É preciso acumular uma série de dados sobre entrada e saída de produtos, que diferenciam-se para cada medicamento, cosmético e afins. Através dessas estatísticas será possível definir um método específico de estocagem para cada produto ofertado.

Como a CSTQ Jr. pode te ajudar

Contudo, observa-se como é importante acompanhar o contexto em que o setor farmacêutico está inserido. Já que ,às vezes você não percebe as mudanças, mas o seu concorrente sim. A partir disso, nós da CSTQ Jr. possuímos, na nossa carta de serviços, um tópico direcionado à Otimização de Processos e Serviços (OPS), lá você encontrará alguns dos serviços citados no texto, além de muitos outros relacionados ao setor farmacêutico. Entre em contato conosco!

Postagens Relacionadas